ASSINE
search button

Fogo atinge ginásio do Flamengo, na Gávea

Compartilhar

Um incêndio de grandes proporções atingiu o ginásio Cláudio Coutinho, do Flamengo, na Gávea, na Zona Sul do Rio, na manhã desta quinta-feira. Bombeiros da Gávea e de Copacabana foram ao local.

De acordo com a presidente do Flamengo, Patrícia Amorim, o fogo destruiu pelo menos um terço do teto e do ginásio onde treinam os atletas da ginástica. 

O ginásio atingido fica na sede social do clube, atrás do parque aquático. As atividades no clube foram suspensas. Não ocorreram as aulas diárias de natação nem os treinos no campo de futebol de grama sintética ao lado do ginásio. E, por medidas de segurança, a área atingida pelo incêndio e o entorno foram interditados.

Havia muita fumaça no local. A assessoria de imprensa dos bombeiros informou que o fogo foi controlado por volta das 9h20 e não houve vítimas.

A Rua Gilberto Cardoso ficou com uma faixa interditada na altura da sede do Flamengo para o trabalho das equipes e o trânsito ficou congestionado. As avenidas Epitácio Pessoa e Mário Ribeiro também registraram problemas.

Ginastas do clube foram ao Flamengo conferir os estragos causados pelo fogo. Daniele Hypólito estava entre eles, assim como a ex-treinadora Geogette Vidor. 

As ginastas Lorena Antunes da Rocha, de 13 anos, e Jud Myla Portela, de 12 anos, estavam muito emocionadas. Elas contaram que souberam do incêndio durante treino realizado na Barra da Tijuca. "A gente recebeu um telefonema da nossa técnica. Viemos logo para cá, mas não deixaram a gente nem chegar perto. Por isso, não sabemos quando vamos poder treinar e nem temos noção do tamanho dos estragos".

Um sócio do clube, que não quis se identificar, disse à rádio CBN que uma estrutura de arquibancada da piscina ao lado do ginásio estava sendo desmontada. Segundo ele, as fagulhas do maçarico utilizado na operação foram levadas pelo vento para dentro do ginásio, onde havia colchões com espuma, que pegaram fogo rapidamente.

No entanto, essa versão foi desmentida pela presidente do Flamengo, Patrícia Amorim, que esteve no local. Segundo ela, no momento em que o incêndio começou, a obra estava parada. "Nenhum operário fazia solda", garantiu. Patrícia disse que no ginásio atingido pelas chamas havia uma estrutura muito grande, com muito material inflamável.

"O que o Flamengo tem a declarar é que houve um investimento de R$ 400 mil na reforma do ginásio e R$ 300 mil em equipamentos", afirmou a presidente. Ela garantiu que, tão logo termine a perícia, o local será reconstruído.

"A polícia chegou para fazer a perícia, assim como os bombeiros. A partir da conclusão dessa perícia, poderemos esclarecer muita coisa. O importante é que tão logo o fogo começou o clube foi isolado. O funcionário da segurança fez um trabalho exemplar", acrescentou Patrícia. 

O candidato às eleições do clube, Jorge Rodrigues, também esteve no local e disse apenas que ficou triste com o ocorrido.

E o jornalista Fernando Gabeira, a serviço da BandNews, entrou no clube e fez algumas filmagens, mas teve que deixar logo o local por motivos de segurança. Ele disse que há rumores de que não havia extintores de incêndio. 

A assessoria de comunicação da Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro alertou que as informações sobre as causas do incêndio só serão conhecidas após o laudo da perícia que leva de 15 a 30 dias para ser concluído.