ASSINE
search button

Imprensa internacional repercute ocupação em Manguinhos

Compartilhar

A imprensa internacional repercutiu neste domingo a ocupação do Complexo de Manguinhos, onde se encontram as favelas de Manguinhos, Mandela, Varginha e Jacarezinho, considerada uma das mais perigosas do Rio. A operação foi citada, por exemplo, em veículos britânicos, espanhóis e franceses.

A rede britânica BBC destacou a incursão policial no complexo de favelas, ressaltando que o Brasil tenta "limpar" suas regiões mais perigosas em razão da Copa de 2014 e das Olimpíadas de 2016. O veículo explica que a ação é parte de uma política de pacificação. "Os atiradores das gangues aparentemente recuaram frente à operação e parece ter havido pouca resistência", diz a BBC.

O periódico da Espanha La Razon ressalta que a ocupação foi realizada praticamente sem nenhuma resistência. O veículo conta que os membros das forças de segurança utilizaram escavadeiras para retirar as barreiras colocadas por narcotraficantes para impedir o acesso à favela.

O também espanhol El País noticiou que a polícia ocupou "um perigoso complexo de favelas". O jornal aponta que a ocupação se deu em "apenas 10 minutos".

Um dos maiores jornais da França, o Le Monde se refere a Jacarezinho e Manguinhos como "duas das favelas mais violentas do Rio de Janeiro". O periódico diz que os locais se tornaram o "quartel-general" dos traficantes de drogas e também destaca o esforço brasileiro de retomar o controle das áreas perigosas antes dos eventos esportivos dos quais o País será sede.

Le Point, também da França, diz que a operação correu bem, e também menciona as favelas como QG do narcotráfico.