ASSINE
search button

Professores da Uerj suspendem greve para negociar com governo 

Compartilhar

Professores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) decidiram nesta segunda-feira (3) em assembleia suspender por 10 dias a greve da categoria. Segundo o presidente da Associação de Docentes da instituição, Guilherme Mota, a medida foi tomada para buscar a negociação com o governo do Estado. Um comunicado divulgado na semana passada pela universidade informa que o governo teria posto o fim da greve como condição para encaminhar o projeto de lei relativo à reestruturação da carreira docente para a Assembleia Legislativa.

"Nós eliminamos o argumento do governo de que não negociaria enquanto estivéssemos em greve. Nós aguardamos negociações efetivas. Se o governo e a reitoria não cumprirem os acordos, a paralisação retorna na próxima quarta-feira (12)", afirma Mota.

Segundo a nota divulgada pela Uerj, a reitoria recebeu um comunicado do governo sobre "o texto do projeto de Lei que será encaminhado pelo Governo à Assembleia Legislativa, confirmando um compromisso público que o Governador sempre manteve, de enviá-lo em agosto." O documento informa "que o Governador não enviará o projeto para a Assembleia Legislativa (sua prerrogativa constitucional) com a permanência da greve dos docentes, por considerar que o projeto de Lei atende todas as solicitações apresentadas pela comunidade da Uerj."

Os professores da Uerj estão em greve desde o dia 11 de junho. A categoria reivindica regime de Dedicação Exclusiva na universidade e reajuste de 22%, referente a perdas salariais dos últimos seis anos.