Guru indiano é homenageado e se encontra com autoridades no Rio

O líder humanitário e espiritual Sri Sri Ravi Shankar, fundador da Arte de Viver e considerado o quinto homem mais influente da Índia, está no Rio onde recebe uma série de homenagens de autoridades além de proferir palestras e promover meditações. 

Nesta segunda-feira, o líder ministrou a palestra “Inspiração e Liderança – Elevando os Valores Humanos e Vivendo sem Estresse”, no Vivo Rio. O local também foi escolhido como palco para a entrega da medalha Tiradentes ao indiano. A homenagem, destinada a premiar pessoas que prestaram relevantes serviços à causa pública do Estado do Rio, foi concedida pelo deputado estadual André Lazaroni. 

Shankar se tornou mundialmente conhecido por defender que a respiração pode se transformar em uma fonte de serenidade, saúde e beleza para pessoas de todas as idades. Em mais de 30 anos, a Fundação Internacional Arte de Viver já se espalhou por mais de 160 países e atingiu mais de 30 milhões de pessoas. 

No último domingo, o líder realizou uma meditação coletiva - a Medita Rio – Juntos pela Paz — aberta ao público, na Cinelândia, que teve a atriz Juliana Paes, adepta da filosofia de Shankar, como mestre de cerimônias. 

"A Arte de Viver me mostrou o caminho para a felicidade. Ensinou-me lições preciosas e simples e, sobre todas, aprendi que as rédeas da vida estão em minhas mãos. Esse poder é divino assim como nós o somos”, explica a atriz. 

Ainda nesta segunda-feira, Sri Sri Ravi Shankar se encontrará com o prefeito Eduardo Paes para debater alternativas de paz para a sociedade carioca, a importância dos valores humanos e os caminhos para uma cidade sem estresse e violência. Também será apresentado ao prefeito um projeto para escolas das redes públicas e privadas capaz de fornecer a alunos, pais e educadores ferramentas para lidar com o estresse e as emoções negativas. Pesquisas em outros países indicaram impactos positivos na frequência escolar, no desempenho acadêmico e nos relacionamentos pessoais na escola e na família.

Sobre Sri Sri Ravi Shankar 

Idealizador da Fundação Internacional Arte de Viver e da Associação Internacional para os Valores Humanos vem, há mais de 30 anos, inspirando pessoas ao redor do mundo através da promoção da paz, da harmonia na diversidade — inter-religiosa, política e cultural — e dos valores humanos em todas as suas formas e expressões, apoiando o aperfeiçoamento de indivíduos e a construção de sociedades mais justas e pacíficas. 

A Fundação Arte de Viver 

A Fundação Arte de Viver é uma das maiores organizações não governamentais do mundo, e a maior em número de voluntários. Com status especial de consultora do Conselho Econômico e Social da ONU, seus trabalhos já estão presentes em mais de 160 países. Seu fundador, o indiano Sri Sri Ravi Shankar, foi indicado recentemente ao Prêmio Nobel da Paz, pelos trabalhos frente à Fundação. Há mais de 13 anos no Brasil, seus programas de meditação, yoga e respiração já são aplicados em presídios, empresas, escolas e comunidades, como Santa Marta, Cantagalo e Vidigal. Os mesmos visam à qualidade de vida, através da redução da violência e do estresse.