Policiais militares do Batalhão de Choque prenderam nesta quarta-feira um homem apontado como motorista da quadrilha do traficante Matemático. Conhecido como Schumacher, Rafael Gomes de Carvalho foi preso em Senador Camará, zona oeste da cidade do Rio de Janeiro.
Segundo informações da Inteligência da PM, o suspeito estava escondido em uma casa na avenida Santa Cruz, próximo à comunidade da Coreia. Ele estava com ferimentos na mão e no pé, já que teria sido baleado durante uma fuga no final de semana.
Com Schumacher foi encontrada uma pistola calibre 9 mm e um rádio transmissor. Um adolescente também estava na casa e foi apreendido pela PM.
Matemático foi baleado na noite de dia 11 maio. Policiais federais receberam a informação de que o traficante circulava pela favela da Coreia, e rapidamente uma operação em conjunto com a Polícia Civil foi acionada. O cerco inicial se deu por ar, com um helicóptero da Civil. Traficantes da região e ocupantes do carro passaram a atirar contra o helicóptero. A aeronave se aproximou do carro e revidou, matando o chefe do tráfico de Senador Camará.
A operação teve ainda 12 presos e grande quantidade de armas e drogas apreendida. Ele comandava a facção criminosa conhecida como Terceiro Comando Puro (TCP). Para o subchefe operacional da Polícia Civil, Fernando Veloso, a morte de Matemático abala a quadrilha, mas não resolve a questão do tráfico na região.