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Empresas retiram 40 anúncios de publicidade no Centro e na Zona Sul 

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Diversas empresas de publicidade da cidade retiraram 40 anúncios publicitários no Centro e na Zona Sul, desde o dia 2 de maio, quando foi publicado pela Prefeitura o decreto cuja finalidade é valorizar e preservar o patrimônio paisagístico e ambiental da cidade do Rio de Janeiro, criando a Zona de Preservação Paisagística Ambiental 1 (ZPPA-1).

As empresas retiraram 30 publicidades na Zona Sul, sendo 10 empenas em Copacabana, quatro empenas em Ipanema, dois painéis fixos ao solo na Lagoa, cinco empenas no Leblon, três empenas e um outdoor em Botafogo, duas empenas no Jardim Botânico, uma cobertura publicitária na Glória e duas empenas no Humaitá. No Centro foram recolhidas quatro empenas e um anúncio de publicidade de cobertura, além de quatro coberturas no Santo Cristo e uma no Caju.

- A retirada de publicidades em coberturas e empenas pelas próprias empresas comprova a eficácia do projeto Rio Limpo, criado justamente para coibir os anúncios publicitários que obstruem e atrapalham a vista privilegiada das paisagens naturais e do patrimônio arquitetônico de nossa cidade - disse Alex Costa, secretário de Ordem Pública.

Nesta sexta-feira, dia 11, em mais um dia de operações do projeto Rio Limpo, a Secretaria Especial da Ordem Pública (Seop) retirou três empenas - com cerca de 20 m² cada - na lateral de imóveis na Av. Visconde de Pirajá, altura dos números 499 e 507, em Ipanema, Zona Sul; oito outdoors e uma cobertura com publicidade na Av. Brasil, no Caju.

Participaram das ações na Zona Sul e no Centro 50 pessoas entre: agentes da Seop, guardas municipais, homens da Defesa Civil, que utilizou técnicas de rapel, Seconserva, fiscais de Atividade Econômica, garis da Comlurb e funcionários da Rioluz.

Desde a publicação do decreto que cria o Projeto Rio Limpo, a Secretaria Especial de Ordem Pública realizou diversas ações simultâneas no Centro e na Zona Sul para retirar 27 outdoors, seis empenas, seis coberturas de painel publicitário, seis lonas com propagandas fixadas em painel, 41 cartazes e cobriu um painel de Led, de aproximadamente 20 metros, com um edital de publicidade irregular.

Os prazos para cumprimento das novas regras em relação aos anúncios indicativos (os nomes dos estabelecimentos comerciais) é de até 180 dias. A multa por descumprimento do decreto que cria o Rio Limpo será diária no valor de R$ 570,00. No caso de reincidência ou persistência da irregularidade, o valor da multa será dobrado. Os responsáveis deverão arcar com os custos da retirada dos indicativos irregulares.