Município finaliza licitação para obras da Transolímpica 

A Prefeitura do Rio finalizou hoje a licitação para a concessão da construção da Transolímpica. A nova via terá 23 quilômetros de extensão, ligando os bairros do Recreio dos Bandeirantes a Deodoro, passando por Barra da Tijuca, Jacarepaguá, Curicica, Taquara, Jardim Sulacap e Magalhães Bastos. 

A implantação do corredor expresso (BRT) vai custar R$ 1,5 bilhão e o financiamento será em parceria com a iniciativa privada, que ficará com a manutenção e operação da via por 35 anos. 

Importante obra prevista no caderno de encargos para os Jogos Olímpicos de 2016, a rodovia vai ligar a Vila dos Atletas e o Parque Olímpico do Rio, no Riocentro, ao Parque Radical do Rio (campo para as provas de pentatlo moderno, esgrima, tiro e montain-bike), em Deodoro. 

Serão construídas duas pistas com três faixas para veículos e faixas exclusivas para BRT (Bus Rapid Transit), permitindo conexão com as vias da Transcarioca, na Taquara; e com a Transoeste, na Avenida das Américas, além da interligação com os trens da Supervia na estação Deodoro.