Baixada Fluminense ganhará nova emergência pediátrica

Com um investimento em torno de R$ 3 milhões, a Casa de Saúde São José – Materno-infantil, em Duque de Caxias, vai inaugurar, nessa sexta-feira, dia 20, sua nova Emergência Pediátrica. O serviço terá capacidade para atender cerca de 7 mil pacientes por mês e será a maior e mais equipada unidade pediátrica privada da Baixada Fluminense.

Segundo estatística do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a população atual do município de Duque de Caxias é de 855.046 habitantes, com 32,8% na faixa etária de 0 a 19 anos.

O diretor médico da unidade, Aurélio Campos dos Santos, esclarece que essa população pediátrica tem muita carência de assistência integral à saúde, por isso, muitas vezes, necessita migrar do município em busca de atendimento médico: “Além de uma estrutura moderna e bem equipada e pessoal altamente qualificado, nos preocupamos em oferecer um ambiente humanizado e aconchegante. Dessa forma, os moradores da Baixada não precisarão mais se deslocar para ter um atendimento de referência e qualidade”, esclareceu o diretor.

Num espaço de quase 400 metros quadrados, o novo setor terá três consultórios com decoração infantil; área de exames laboratoriais e de imagem; salas de nebulização e hidratação; cinco leitos de emergência, sendo um de isolamento para pacientes com doenças infectocontagiosas; e um box de ressuscitação, que dispõe de equipamentos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), capacitado para atender grandes emergências. Além disso, uma ampla recepção colocará à disposição uma brinquedoteca para as crianças, TV LCD de 42 polegadas e fraldário.

Urgência e alta complexidade 

Para atender à demanda pediátrica da região, a Emergência contará com mais de 60 profissionais, entre equipe médica e de enfermagem, técnicos, pessoal de atendimento e de apoio. A unidade funcionará todos os dias da semana, com plantão de 24 horas.

 A nova Emergência está interligada à estrutura hospitalar já existente da Casa de Saúde São José, como 73 leitos de internação distribuídos em UTIs Neonatal e Pediátrica, quartos privativos e enfermarias, além de um Centro Cirúrgico com quatro salas equipadas para procedimentos de urgência e cirurgias de alta complexidade (de doenças graves).

Outro número significativo é o crescimento, nos últimos anos, dos usuários de planos de saúde. De acordo com mapeamento da Associação Brasileira de Medicina de Grupo do Rio (Abramge -  RJ), a Região Metropolitana do Rio apresentou um aumento de 38% entre 2000 e 2008. Com isso, o contingente atual da população usuária de rede privada de saúde é de 51%.

 A Casa de Saúde São José tem mais de 40 convênios, entre planos empresa, de saúde e seguradoras. A unidade fica localizada na Rua Nobre de Lacerda, 126, Centro de Duque de Caxias.