Monumento a General Osório é alvo de furto e vandalismo no Centro do Rio

A Prefeitura do Rio informa que o monumento em homenagem a General Osório, na Praça XV, no Centro, foi alvo de furto e vandalismo durante os feriados de Páscoa. Em vistoria realizada na manhã desta segunda-feira, dia 9, equipes da Gerência de Monumentos e Chafarizes constataram o furto do portão do gradil que circunda o monumento. A peça furtada pesa cerca de 80 quilos. Também foram furtadas a espada empunhada pela estátua do general e uma placa em bronze, comemorativa da restauração.

O caso será registrado esta tarde na 1º Delegacia Policial, na Gamboa.  O secretário municipal de Conservação e Serviços Público, Carlos Roberto Osorio, solicitou à chefia da Polícia Civil, prioridade na investigação do caso. Câmeras de vigilância que cobrem a Praça XV serão utilizadas na tentativa de identificar os autores do crime.

A Secretaria de Conservação e Serviços Públicos irá fazer a avaliação técnica dos danos para contratação de novo restauro. O monumento a General Osório tem oito metros de altura. A peça havia sido restaurada pela Prefeitura no segundo semestre de 2011. O monumento de 1894, criado pelo escultor Rodolfo Bernadelli, é o primeiro instalado na cidade após a proclamação da República do Brasil. Foi fundido em Paris, em 1892, nas oficinas Thibaut.