ISP registra menor número de roubos de rua dsede fevereiro de 2007

O indicador estratégico de roubos de rua no Estado do Rio de Janeiro apresentou em 2012 o melhor desempenho de todos os meses de fevereiro desde o ano de 2007. De acordo com dados do Instituto de Segurança Pública, foram registrados 5.331 roubos em fevereiro de 2012, contra 5.846 em 2011 e 5.500 em 2007. 

Na comparação dos dados acumulados do trimestre (dezembro, janeiro e fevereiro) de 2012, em relação a 2011, os indicadores estratégicos de Letalidade Violenta (composto pelos indicadores de Homicídio Doloso, Latrocínio, Auto de Resistência e Lesão Corporal Seguida de Morte) e de Roubo de Rua apresentaram reduções, respectivamente de 15,5% e de 12,9%. Já o indicador estratégico de Roubo de Veículos aumentou em 14,5% no mesmo período.

Em função dos aumentos de Roubo de Veículos em diferentes regiões do Estado, a Secretaria de Segurança promoveu uma reunião em 28 de março com a cúpula das Polícias Civil e Militar para analisar os dados do ISP e traçar estratégias para reverter o aumento desse indicador. 

Entre as medidas acertadas, está uma melhoria na forma como são registrados os roubos e recuperação de veículos roubados, com o objetivo de agilizar a investigação desses crimes. Além disso, será ampliada a integração entre as áreas de Inteligência das duas Polícias, de forma a permitir maior intercâmbio de informações relacionadas ao roubo de veículos. Várias outras medidas operacionais foram definidas nas regiões afetadas, mas elas não podem ser divulgadas, por razões estratégicas.