Presa quadrilha de extorsão formada por delegado e policiais civis

Policiais da Corregedoria Interna da Polícia Civil (COINPOL), com apoio do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO) do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro, realizaram, na manhã desta quinta-feira (29), a Operação Macabu para cumprir seis mandados de prisão e nove de busca e apreensão. 

Na ação, foram presos um delegado da Polícia Civil, três policiais civis, um guarda municipal e um advogado, acusados de extorquir comerciantes da cidade de Conceição de Macabu, no interior do Estado.

De acordo com o corregedor Gilson Emiliano, as investigações tiveram início em setembro de 2011, a partir de denúncias de comerciantes daquela região sobre a atuação dos policiais que, na época, eram lotados na 122ª DP (Conceição de Macabu). Segundo ele, o guarda municipal atuava como informante da quadrilha, passando para os agentes da 122ª DP irregularidades no comércio local. 

Mediante essa informação o dono do estabelecimento era preso em flagrante e levado à delegacia, onde era mantido até pagar uma quantia estipulada para que o registro não fosse realizado e ele liberado. O advogado, integrante da quadrilha, agia como negociador entre o bando e a vítima.

Ainda segundo o delegado, o inquérito foi instaurado em novembro do ano passado, as vítimas foram identificadas, ouvidas e reconheceram os envolvidos como autores da extorsão. Foram recolhidos extratos bancários de saques das contas dos comerciantes comprovando o pagamento aos acusados. Durante as investigações, os policiais da corregedoria descobriram que a quadrilha chegou a faturar R$ 284 mil com as extorsões. 

A Corregedoria representou pela prisão preventiva dos envolvidos que tiveram mandado de prisão expedido pelo Juízo da Vara Criminal de Conceição de Macabu. Eles vão responder pelos crimes de extorsão, extorsão mediante sequestro, formação de quadrilha armada, prevaricação e usurpação da função pública. Com um dos policiais civis foi apreendida uma arma com numeração raspada.