Ipem/RJ inicia nesta quinta-feira ação para verificar peso de ovos da Páscoa

No Dia Mundial do Consumidor, que será comemorado nesta quinta-feira (15)o Instituto de Pesos e Medidas do Estado do Rio de Janeiro (Ipem/RJ) dá início à operação "Coelho da Páscoa", onde fiscais da Diretoria de Metrologia Legal e de Qualidade do órgão, irão verificar e coletar para análise, produtos em lojas de varejo, shoppings e supermercados de toda a cidade, além dos municípios de Niterói e São Gonçalo.

Os técnicos irão verificar no laboratório, após a coleta dos produtos, se o tamanho, peso e os brindes contidos nos ovos seguem as especificações determinadas por lei. 

Segundo informações da entidade, já ficou comprovado que a cada ano o número de produtos irregulares vem diminuindo. Os números, no entanto, não foram divulgados.

Ainda de acordo com informações do instituto, os consumidores precisam ficar atentos para alguns detalhes na compra dos ovos, como por exemplo, observar a data de validade do produto, sua procedência e, principalmente, naqueles que trazem brinquedos em seu interior, se a embalagem traz a certificação do Inmetro. Há ainda a verificação se a quantidade de chocolate prometida na embalagem condiz com o real peso do produto.

A multa aplicada, no caso de irregularidades detectadas, pode chegar à R$ 60 mil e toda a mercadoria pode ser retirada das prateleiras.

Denúncias

Os consumidores que tiverem algum tipo de dúvida com relação aos ovos de Páscoa adquiridos, podem ligar para a ouvidoria do Ipem/RJ através do 0800-2823040, que funciona de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.