ASSINE
search button

Para fugir do calor, animais do Zoológico do Rio tomam "picolé"

Compartilhar

O calor não dá trégua na cidade do Rio de Janeiro, e não é só a população que sofre. Para tentar amenizar os efeitos negativos da alta temperatura nos animais, funcionários do Zoológico municipal apostam em dietas diferenciadas, que incluem até sorvete de frutas. Além disso, são frequentes os banhos para que os bichanos possam se refrescar.

Para suportar as altas temperaturas, os animais que mais sofrem com o calor passam o dia com uma dieta a base de sucos e sorvetes de frutas. De acordo com o Zoo, o sorvete mantém o animal ocupado e estimula funções cognitivas, motoras, além de ajudar a refrescar e a diminuir a temperatura corporal, o que ocorre com os chimpanzés, orangotangos, ursos, tigres e macacos aranhas. As frutas de verão como melancia, melão, uva e abacaxi são oferecidos em maior quantidade. 

A alimentação dos animais muda de acordo com a época do ano. No inverno, por sua vez, a alimentação de alguns animais, como  chimpanzés, orangotangos, saguis e ursos, é um forte aliado na prevenção e combate aos resfriados, à gripe e às doenças respiratórias e alérgicas. As frutas ricas em vitamina c, como: laranja e tangerina, são oferecidas em maior quantidade, os legumes crus são fornecidos cozidos, alimentos ricos em carboidratos como o milho e a batata doce recebem um toque especial acrescido com mel. No ano de 2011 o zoológico do Rio foi pioneiro no cardápio com sopa de ervilha e caldo de legumes com carne branca para chimpanzés e orangotangos, o que deixou a bicharada bem satisfeita. 

Enquanto isso, no Hemisfério Norte...