ASSINE
search button

Rio Poupa Tempo tem mais de 13 milhões de atendimentos 

Compartilhar

O Programa de Atendimento ao Cidadão e ao Empresário, o Rio Poupa Tempo, atendeu a 13.234.377 de pessoas do início do projeto, em 2009, até janeiro deste ano. O programa coordenado pela Junta Comercial do Estado do Rio de Janeiro (Jucerja) - da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Energia, Indústria e Serviços - tem facilitado o acesso da população a cerca de 400 serviços com qualidade, eficiência e rapidez.

Em 2011, foram atendidas 6.042.637 pessoas nas cinco unidades do programa: São Gonçalo, na Região Metropolitana, São João de Meriti, na Baixada Fluminense, Bangu, na Zona Oeste do Rio, Carioca e Central, no Centro do Rio. Até o dia 21 de janeiro, os postos tinham realizado 466.430 atendimentos. Entre os serviços mais procurados estão a consulta ao Serasa, emissão de carteira de identidade e pedido e recarga de cartões da Fetranspor.

- Um espaço no Complexo Rubem Braga, no Cantagalo, em Ipanema, está pronto para receber um Rio Poupa Tempo. O edital está em fase final e a previsão é de que a unidade seja inaugurada até o final de maio. Na Rocinha, estamos concluímos o edital e devemos inaugurar o posto até julho. Ainda está prevista a implantação de uma unidade no Complexo do Alemão, na Zona Norte do Rio - afirmou a coordenadora do Rio Poupa Tempo, Fátima Tenório.

 

Diversos serviços em um único espaço

Em um único local, o público pode requerer carteiras de identidade, trabalho e habilitação, além de dar entrada no seguro-desemprego e abrir empresas. Os postos possuem ainda assistência jurídica e estandes de informações sobre os direitos do consumidor e previdência social. O agente de controle de tráfico da SuperVia, Bruno Chagas, de 21 anos, aproveitou uma pausa no trabalho para solicitar a nova via da carteira de identidade.

- Eu trabalho na Central do Brasil e sempre que preciso de um serviço público ou privado recorro à unidade do Rio Poupa Tempo. Hoje, aproveitei a hora do almoço para pedir a segunda via da carteira de identidade. É tudo muito rápido e prático, e daqui a três dias já estarei com meu documento - disse Bruno.

A comerciante Rosane Angélica Ferreira também foi à unidade da Central do Brasil, por onde já passaram 54.617 mil pessoas este mês, para retirar a segunda via da carteira de identidade de seu filho Sérgio Luiz. Rosane já conhece o Programa Rio Poupa Tempo e sempre que precisa solicita os serviços prestados no espaço. Na última visita ao posto, a comerciante saiu com a carteira de trabalho nas mãos.

- Eu conhecia a facilidade do Poupa Tempo, por isso que quando meu filho perdeu sua identidade, vim logo no posto de atendimento. Foi tudo muito ágil, desde o dia em que pedimos a carteira até a entrega. Eu já tinha tirado minha carteira de trabalho - afirmou Rosane, que também utiliza a internet gratuita da unidade.

A doméstica Maria do Carmo dos Santos, de 47 anos, é outra beneficiada do programa. Moradora da Ilha do Governador, na Zona Norte do Rio, Maria foi pela primeira vez a um posto de atendimento do Rio Poupa Tempo e aprovou o atendimento. A doméstica, que foi ao estande do Procon/RJ - pretende voltar mais vezes.

- Foi a primeira vez que conferi o atendimento do Poupa Tempo, e gostei muito. Hoje, aproveitei para reclamar, junto ao Procon, sobre uma cobrança indevida de uma operadora de celular. É muito importante poder ter uma resposta imediata quando solicitamos um serviço - contou Maria do Carmo, que foi à unidade por indicação de amigos.

Rio Poupa Tempo na web

O Rio Poupa Tempo também realiza atendimentos através da internet. Na web, o público pode solicitar serviços como emissão das carteiras de identidade e trabalho e requerer abertura e registro de empresas. No site www.rj.gov.br/web/poupatemporj, o cidadão tira dúvidas sobre habitação, educação e utilidade pública, e confere os endereços dos cinco postos de atendimento do programa.

 

Confira os endereços das unidades:

Unidade Zona Oeste

Endereço: Rua Fonseca, 240, 2° pavimento - Bangu Shopping - Rio de Janeiro.

Horário de atendimento: de segunda a sexta- feira, das 8h às 18h, e aos sábados, das 9h às 13h.

Unidade Baixada Fluminense

Endereço: Estrada Municipal de São João de Meriti, 111, 1º Pavimento/Prédio Deck Parking - Shopping Grande Rio - São João de Miriti.

Horário de atendimento: de segunda a sexta- feira, das 8h às 18h, e aos sábados, das 9h às 13h.

Unidade Carioca

Endereço: Rua da Ajuda n°5, Centro do Rio de Janeiro.

Horário de atendimento: de segunda a sexta- feira, das 8h às 17h30.

Unidade Central do Brasil

Endereço: Praça Cristiano Ottoni, s/n°, Edifício D. Pedro II - Central do Brasil.

Horário de atendimento: de segunda a sexta- feira, das 8h às 17h30.

Unidade São Gonçalo

Endereço: São Gonçalo Shopping - Av. São Gonçalo 100, Rodovia Niterói Manilha, Km 8,5, Bairro Boa Vista.

Horário de atendimento: de segunda a sexta- feira, das 8h às 18h, e aos sábados, das 9h às 13h.