ASSINE
search button

Pré-vestibular gratuito tem inscrições abertas

Parceria possibilita acesso de jovens de baixa renda à universidade; Inscrições vão até o dia 30

Compartilhar

Até o fim do mês, estudantes de baixa renda entre 16 e 24 anos podem se inscrever no Programa Mais e começar a sonhar com a universidade. O projeto, fruto da parceria entre a ExxonMobil e o Centro de Integração Empresa Escola (CIEE) do Rio de Janeiro, oferece curso pré-vestibular, acompanhamento acadêmico e orientação profissional para os futuros universitários, em sua maioria afrodescendentes.

Em sua 9ª edição, estão sendo oferecidas 15 vagas. As inscrições podem ser feitas pelos telefones (21) 2505-1233 ou (21) 2505-1256, das 8h às 17h. Estão aptos a participar estudantes que concluíram o ensino médio em 2010 ou 2011 na rede pública e a seleção será feita no CIEE Rio, na Rua da Constituição, 67, no Centro.

Em oito anos, 208 jovens foram atendidos pelo Programa Mais. Destes, 64 estudantes ingressaram em instituições de ensino superior, públicas e privadas através do ProUni ou de bolsas de estudos. Até 2011, foram contabilizadas 76 aprovações, o que dá uma média de nove por ano. Três dos jovens já concluíram a universidade, sendo que um está cursando a pós-graduação.

“Os participantes costumam ser o primeiro integrante da família a chegar ao curso superior, o que acaba influenciando todos o seu círculo social. Por isso, apesar de os números serem relativamente modestos, já que damos prioridade à qualidade e não à quantidade, sabemos que o programa tem um alto impacto na comunidade”, avalia Valéria Moreno, supervisora do Programa Desenvolvendo Pessoas do CIEE Rio.

Para Mabi Elu de Paula e Santos, aluna do curso de Engenharia Civil da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), o Programa é sinônimo de inserção social. “O projeto me auxilia muito porque me ‘bota no foco’. Além disso, o convívio com pessoas que enfrentam as mesmas dificuldades faz com que eu me sinta ‘normal’. Antes, era uma força para eu entrar na Faculdade e, hoje, é outra para eu me manter lá dentro e saber que não sou uma coitadinha”, diz a universitária de 24 anos.

Os participantes do programa recebem cartão alimentação de R$ 100 por mês se apresentarem frequência de 80% no programa. Além disso, ganham material didático e vale-transporte para frequentar o curso e demais atividades do projeto. As aulas do pré-vestibular, oferecidas pelo Pré-Vestibular Comunitário Almirante Negro,  são realizadas diariamente.

Semanalmente, os alunos também recebem orientação profissional na sede do CIEE e participam de oficinas culturais e profissionais, encontros de planejamento de carreira e visitas a universidades e empresas. As aulas e as atividades começam em fevereiro e vão até dezembro.

Ao fim do ano, se conseguir passar no vestibular, o jovem pode optar por continuar no programa e receber acompanhamento para se integrar à vida acadêmica e profissional. Caso não consiga uma vaga na universidade que deseja, também pode continuar no programa e voltar a fazer o pré-vestibular no ano seguinte. “É comum não conseguir na primeira tentativa. Estimulamos os estudantes a permanecerem firmes em seus propósitos e voltarem   a tentar no ano seguinte”, conta Valéria Moreno.

Com assessorias