Seis praias liberados para o banho na orla do Rio

São Conrado, Leblon, Ipanema e Leme estão entre as praias não recomendadas para banho 

O boletim de balneabilidade das praias do Instituto Estadual do Ambiente (Inea) divulgado nesta sexta-feira (13/1) traz seis praias recomendadas para o banho de mar na Barra e Zona Sul do Rio: Prainha, Recreio, Barra da Tijuca, Diabo, Copacabana e Vermelha. Quatro praias estão recomendadas com restrições: Grumari (evitar trechos com extravasamentos de águas pluviais e sinais de poluição), Quebra-mar até Pepê (evitar trecho próximo à saída do canal da Joatinga), Joatinga (evitar trecho com extravasamento de águas pluviais) e Arpoador (evitar trechos com sinais de poluição).

Não estão recomendadas as praias de Barra de Guaratiba, Pontal de Sernambetiba, Pepino, São Conrado, Vidigal, Leblon, Ipanema, Leme, Urca, Botafogo e Flamengo. Também não estão liberadas as praias da Ilha de Paquetá, assim como as praias de Sepetiba, Recôncavo e Cardo. 

Em Niterói, cinco praias estão recomendadas para o banho: Adão, Piratininga, Sossego, Camboinhas e Itacoatiara. Não estão recomendadas as praias de Gragoatá, Boa Viagem, Flechas, Icaraí, São Francisco, Charitas, Jurujuba, Eva e Itaipu.

Na Região dos Lagos, Búzios tem quatro praias liberadas: Tucuns, Geribá, Azeda e Brava. Não estão recomendadas as praias Rasa, Manguinhos, Canto, Armação, Ossos, João Fernandes, Forno, Ferradura e Tartarugas.

Em São Pedro da Aldeia, as praias liberadas são Linda, Centro, Pitória, Sol e Sudoeste. Não estão recomendadas as praias de Balneário, Ponta D´Aldeia e Aldeia. A praia de Iguaba Grande não está recomendada.

O Inea alerta que, em caso de chuva, o banho de mar deve ser evitado por 24h. O boletim de balneabilidade das praias pode ser consultado no site do Inea (www.inea.rj.gov.br).