ASSINE
search button

Tragédia na Serra: mais de 4 mil casas só serão entregues no final de 2013

Terreno adquirido pelo governo atenderá a menos de 30% das vítimas das chuvas

Compartilhar

O anúncio da construção de 2.166 casas em Nova Friburgo não pôde ser comemorado pelas 7.273 famílias desabrigadas na Região Serrana depois da série de deslizamentos em janeiro do ano passado. Isso porque, mesmo passado um ano da tragédia, nos municípios de Sumidouro, Bom Jardim, Vale do Rio Preto e Areal o governo estadual não conseguiu sequer localizar terrenos para a construção de residências para realocar as famílias desabrigadas.

Já nos municípios de Petrópolis e Teresópolis, 4.334 residências só vão ficar prontas no início da 2013 pelo mesmo motivo: o governo estadual ainda não conseguiu comprar terrenos para realizar as obras. Assim, os moradores terão que esperar mais um ano e meio para poderem se mudar de abrigos - isso se as obras não atrasarem.

Há previsão de que em Teresópolis um processo um terreno seja comprado ainda neste primeiro semestre. Assim, 1.600 unidades habitacionais começariam a ser construídas ainda este ano e finalizadas até o final de 2013. 

A estimativa, segundo informações da Secretaria estadual de Obras, é que até o final do próximo ano 6.500 residências sejam entregues à parte das 7.273 desabrigadas.

E as outras 773 famílias?

Procurada para explicar por qual motivo o número de construções previstas é menor do que o número de famílias cadastradas para receber o aluguel social (entre desabrigados e desalojados), a Secretaria estadual de Obras negou que 773 famílias fiquem sem casa nos próximos anos. 

"Não posso garantir, mas há muitos casos em que mais duas famílias vivam na mesma casa. Então, não é porque o número de famílias desabrigadas é de 7.273, que o número de unidades habitacionais deve ser o mesmo", respondeu uma porta-voz da secretaria. 

De acordo com a Secretaria Estadual de Obras, 5.500 casas vão ser construídas com recursos do Minha Casa Minha Vida. Outras mil ficarão por conta de empresários que não tiveram seus nomes divulgados nesta quinta-feira (12).