Pezão defende parceria com a União para evitar enchentes

O vice-governador e coordenador de infraestrutura, Luiz Fernando pezão, se reuniu em Itaperuna, no final da tarde desta segunda-feira ( 9/1), com prefeitos das regiões Norte e Noroeste do estado, atingidas pelas fortes chuvas da última semana. O objetivo era conhecer as necessidades emergenciais dos municípios e definir ações para minimizar o impacto das enchentes. O Governo do Estado autorizou a liberação de recursos para algumas pequenas obras como contenção de encostas e construção de pontes que já estavam em andamento.

Durante o evento, Pezão defendeu que seja feito um projeto amplo, elaborado em parceira entre os governos estadual e federal, para solucionar o problema que é recorrente nas regiões.

- Vamos apoiar as cidades como já fizemos em outras enchentes e dar assistência aos prefeitos, mas meu compromisso é elaborar um projeto nacional que resolva definitivamente esse problema que passa por Minas Gerais também, já que os rios cortam os dois estados vizinhos. Todos os rios daqui são federais, então a gente precisa envolver o governo federal nessa tomada de decisão. Vamos colocar dinheiro do Estado, mas precisamos do apoio das prefeituras e da União – disse o vice-governador.

O assunto estará em pauta nesta terça-feira durante um encontro entre Pezão e os ministros da Integração, Fernando Bezerra, e dos Transportes, Paulo Sérgio Passos, em Campos dos Goytacazes, no Norte fluminense. Eles vão sobrevoar a região também para avaliar os prejuízos causados pela chuva na BR-356, onde o asfalto cedeu.

O vice-governador reforçou, ainda, a importância de retirar famílias de áreas de risco, oferecendo moradia através do programa do governo federal Minha Casa Minha Vida. Para isso, ele pediu aos prefeitos que façam um levantamento dessas famílias e também de terrenos que possam ser utilizados para a construção das casas. Os dados serão levados à ministra da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, numa reunião em Brasília, na próxima quinta-feira (12/1).

Hoje, o vice-governador sobrevoou os municípios de Italva, Cardoso Moreira, Itaperuna e Campos. Ao todo, nove municípios do Norte e Noroeste fluminenses estão em situação de emergência por causa das fortes chuvas.

Liberação de recursos para despesas emergenciais para nove municípios

A subsecretária de Saúde, Monique Fazzi, participou da reunião com os prefeitos em Itaperuna e anunciou a assinatura de uma resolução, nesta segunda-feira (9/1), que permitirá a liberação de recursos para despesas emergenciais desses nove municípios. Cidades com mais de 50 mil habitantes receberão R$ 100 mil e com menos de 50 mil habitantes, R$ 25 mil reais. Além disso, a subsecretária acrescentou que os kits de calamidade estão sendo reforçados para atender aos municípios.

O secretário de Assistência Social e Direitos Humanos, Rodrigo Neves, disse que foi montado um gabinete integrado entre Estado e municípios para facilitar a assistência às famílias vítimas da chuva.

A secretaria vai viabilizar que os prefeitos possam utilizar parte do Fundo Municipal de Assistência Social para atenção à população. O Estado já forneceu cestas básicas e colchonetes às prefeituras e à Defesa Civil.