ASSINE
search button

Aquarius leva Orquestra Sinfônica Brasileira ao Complexo do Alemão

Projeto comemora um ano de pacificação na comunidade com concerto intitulado “Celebrando a Paz”

Compartilhar

Em 28 de novembro, o Rio de Janeiro comemorou um ano de pacificação no Complexo de favelas do Alemão, zona norte do Rio. E para celebrar esta conquista, o jornal O Globo e a Orquestra Sinfônica Brasileira (OSB) realizam a 39ª edição do projeto Aquarius, que desta vez ganhou o tema “Celebrando a Paz”. Neste sábado, o evento acontece no Campo do Sargento, à Rua Canitar, do Complexo do Alemão, sob a regência do maestro Roberto Minczuk.

Com apresentação da Prefeitura, patrocínio da Vale e do Bradesco, e apoio do BNDES, o Aquarius visa democratizar a cultura por meio da música ao ar livre. O Aquarius 2011 levará ao público as vozes do Coro Sinfônico do Rio de Janeiro e dos solistas Nancy Fabiola Herrera, (mezzo-soprano), Ludmilla Bauerfeldt (soprano), Atalla Ayan (tenor) e Licio Bruno (baixo-barítono).

Na ocasião, a OSB apresentará uma de suas iniciativas: o Coro de Crianças, cujo objetivo é incentivar a formação de novos talentos. Atualmente com 50 integrantes com idades entre oito e 13 anos, o coro tem direção do maestro Júlio Moretzohn. E nesta edição, o espetáculo terá ainda a participação especial da banda Afro Lata, que faz parte do Grupo Cultural AfroReggae e trabalha com instrumentos alternativos tocando uma mistura de ritmos brasileiros. O grupo fará uma breve introdução da música "Cidade Maravilhosa", de André Filho, passando, logo em seguida, para a orquestra.

A obra principal será a Nona Sinfonia de Beethoven, que será apresentada de forma diferente da tradicionalmente vista nas salas de concertos. E para proporcionar ainda mais emoção à plateia, a peça será acompanhada de um texto, descrevendo o que significa cada movimento, além do poema "Os Estatutos do Homem”, de Thiago de Mello, que enfatiza a importância do comportamento e respeito aos direitos de cada homem para a conquista da paz.   

Nesta edição, a tecnologia foi incorporada à cenografia através de telas de LED de alta resolução em formatos de esculturas, que transmitirão imagens tridimensionais para ilustrar cada momento das obras apresentadas, como uma viagem visual à música através de um cenário virtual. O público poderá ver também fusões de imagens ao vivo, destacando detalhes do desempenho dos músicos, cantores e maestro. Completando esta cenografia, o projeto de iluminação inclui efeitos de luz nas casas e construções localizadas no entorno do palco com a mesma harmonia, o que fará com que elas sejam parte do show.

Como a edição especial do projeto marca um momento histórico do Rio, O GLOBO e a OSB pedem que todos compareçam ao concerto vestidos de branco. O espetáculo será transmitido ao vivo no site do Globo.

Sobre a OSB

A Orquestra Sinfônica Brasileira é o mais tradicional conjunto sinfônico do país e comemorou, em 2010, sete décadas de trajetória ininterrupta. Reconhecida por seu pioneirismo, a OSB foi a primeira orquestra brasileira a realizar turnês, apresentações ao ar livre e excursões pelo exterior. Seus principais compromissos são a formação de novos públicos para a música sinfônica e a divulgação de um repertório diversificado, missões alcançadas por meio dos cerca de quatro mil concertos realizados desde a sua fundação.

A OSB é uma instituição privada que conta com o apoio da Prefeitura do Rio de Janeiro, do Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social, da mineradora Vale e de um conjunto de investidores da iniciativa privada, beneficiados pelo Governo Federal e mecanismos legais de incentivo à cultura. Suas séries de concertos acontecem na mais importante sala de espetáculos do Rio de Janeiro, o Theatro Municipal. Com a Série Safira, apresentada na Sala São Paulo, a OSB também marca presença na maior cidade brasileira.

PROGRAMAÇÃO:

1 - Prelúdio da ópera Carmen, de Georges Bizet

2 - Jesus, Alegria dos Homens - da Cantata nº 147, de Johann Sebastian Bach

3 - Adeste Fideles - canção hino tradicional natalino,  de autor desconhecido participação do Coro das Crianças da OSB

4 - Nona Sinfonia, de Ludwig Van Beethoven

2º movimento (sherzo)

3º movimento (adágio) - com apresentação do poema "Os Estatutos do Homem", de Thiago de Mello

Participação dos solistas: Ludmilla Bauerfeldt (soprano), Nancy Fabiola Herrera (mezzo-soprano), Atalla Ayan (tenor) e Licio Bruno (barítono).     Coro Sinfônico do Rio de Janeiro e Coro das Crianças da OSB

O EVENTO:

Direção geral e artística: Angela Azevedo (PB Mkt)

Direção musical: maestro Roberto Miczuk

Direção de produção e tecnologia: Luciano Costa (PB Mkt)

Produção executiva: Alberto Seabra (PB Mkt)

Cenografia (projeto e execução): Abel Gomes e Paulo Neves (P&G)

Iluminação (projeto e execução): Valmor Neves (Zuluz)

Engenharia de sonorização e mixagem: Fernando Sholl (EVS)

Criação e coordenação de vídeos: André Muniz (PB Mkt)

Tecnologia de projeção e transmissão simultânea e proadcast: Event Solutions (EVS) 

Produção: PB Marketing Promocional

Serviço:

Evento: Aquarius – Concerto “Celebrando a Paz”

Data: 10/12/2011

Local: Complexo do Alemão (Campo do Sargento, à Rua Canitar — Inhaúma)

Horário: 20h

Em caso de chuva, o Projeto Aquarius acontecerá no dia seguinte, domingo (11/12)

OBS.: Entrada franca.