ASSINE
search button

Alerj terá CPI para apurar vazamento de óleo na Bacia de Campos

Compartilhar

A Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj) vai instalar uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para apurar o vazamento de óleo durante perfuração da petroleira americana Chevron, há duas semanas. A autora do pedido, deputada Aspásia Camargo (PV), conseguiu nesta quarta-feira reunir 48 assinaturas - para a instalação, eram necessárias 36 adesões.

A Comissão de Saneamento Ambiental e a Comissão de Meio Ambiente da Alerj promoverá, na tarde de quinta-feira, uma audiência pública sobre as causas e os estragos ambientais causados pelo derramamento de petróleo no Campo do Frade.

Foram convocados o secretário estadual de Meio Ambiente, Carlos Minc; a presidente do Instituto Estadual do Ambiente, Marilene Ramos; o presidente da Chevron Brasil, George Buck; o oceanógrafo e perito da Polícia Federal David Zee; Regem Farid, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ); Rafael Moura, da Agência Nacional de Petróleo; Fábio Scliar, delegado da Polícia Federal; Carlos Fonteles, diretor de Informação e Monitoramento Ambiental do Inea; e Marilena Garcia, vice-prefeita de Macaé.

Também hoje, a Agência Nacional do Petróleo (ANP) determinou a suspensão das atividades da Chevron. A proibição de perfurar novos poços de petróleo somente poderá ser revogada quando forem esclarecidas as causas e responsabilidades do acidente, além da empresa garantir o restabelecimento das condições de segurança na plataforma.