O líder comunitário Celso de Freitas, ex-presidente da Associação de Moradores do Conjunto Ex-Combatentes, em Manguinhos, na Zona Norte, foi morto na noite da última sexta-feira. Os principais suspeitos do assassinato são traficantes da Favela do Jacarezinho, que trocaram tiros com policiais militares na Avenida Dom Hélder Câmara, perto da Sociedade União Internacional Protetora dos Animais (Suipa). No confronto, uma mulher, uma criança e um PM ficaram feridos.
Agentes do 22º BPM (Maré) relatam que passavam pela avenida quando se depararam com o grupo de traficantes entrando na Favela do Jacarezinho. O grupo estaria voltando do Conjunto dos Ex-Combatentes, onde assassinaram Celso de Freitas. Houve intenso tiroteio entre PMs e traficantes, mas eles conseguiram fugir para dentro da comunidade.
Celso e os outros feridos foram levados para o Hospital Salgado Filho, no Méier, mas o líder comunitário não resistiu aos ferimentos.