Portal Terra
RIO - O ex-ministro do Meio Ambiente Carlos Minc participou na tarde deste sábado da 6ª edição da Marcha da Maconha no Rio de Janeiro. Minc comunicou em sua conta na rede de microblogs Twitter que estaria na mobilização. "Estou saindo para a passeata libertária por uma política democrática de drogas", disse por volta das 14h30.
No Twitter, o ex-ministro lembrou que é a segunda vez que participa da marcha no Rio. No ano passado, o então ministro do Meio Ambiente foi criticado na Câmara Federal pela sua adesão ao movimento. "Em 2009, fui crucificado na Câmara por participar, acusado de apologia", disse. À época, o presidente Lula evitou se manifestar sobre o assunto.
Liberada pela Justiça carioca na sexta-feira desde que não houvesse consumo de maconha, a marcha começou por volta das 15h, no bairro de Ipanema, na zona sul da capital fluminense. Os participantes seguiriam até a praia do Leblon.
A expectativa dos organizadores da passeata, comanda pelo o sociólogo Renato Cinco, era de reunir cerca de 4 mil pessoas. A marcha acontece nas ruas do Rio desde 2002. No ano passado, 2,5 mil manifestantes participaram do protesto.