ASSINE
search button

Suor e alegria no desfile da Disney, na Praia de Copacabana

Compartilhar

Cristiane Pepe, Jornal do Brasil

RIO DE JANEIRO - Se 350 mil cariocas (cálculo da PM) não puderam ir à Disney World nos Estados Unidos ontem, os personagens infantis mais famosos do mundo vieram à Praia de Copacabana para uma parada que coloriu a orla na manhã deste domingo.

O desfile, que começou com quase uma hora de atraso, percorreu a Avenida Atlântica, no trecho entre a Rua Souza Lima e a Avenida Princesa Isabel, sob o escaldante mormaço de primavera, para sofrimento de alguns atores que vestiam os figurinos eternizados nas produções Disney. O cachorro Pluto, por exemplo, precisou apoiar-se no esquilo Teco, que estava ao seu lado num dos sete carros alegóricos, enquanto acenava para crianças.

Outro personagem que não teve muita sorte foi a fada Sininho. O cabo de aço que sustentava a atriz no ar apresentou problemas, e ela precisou descer do carro, que ficou parado por 10 minutos. Depois da rápida ação da equipe técnica e de um pequeno congestionamento na avenida, a atriz, que havia chorado de tristeza levantou voo novamente e seguiu no desfile.

Mas quando o primeiro carro apareceu, trazendo o Pato Donald e o Zé Carioca, a alegria e a magia da Disney era visível no rosto e nos olhos das crianças. A menina Maria Ires Macacheira, de nove anos, moradora do morro do Pavãozinho, estava animada e ansiosa:

Eu quero ver as princesas comentava, enquanto roía as unhas e olhava em direção à concentração do desfile.

Houve muitas reclamações em relação ao atraso de quase 50 minutos e às grades instaladas ao longo do trajeto.

Quem está na praia tem que andar muito até uma das passagens que levam à calçada reclamou um banhista que preferiu não se identificar.

Segundo a organização do evento, o desfile atrasou por conta da pequena chuva que caiu de manhã cedo e fez com que os carros alegóricos precisaram ser cobertos. Um acidente no Aterro do Flamengo também dificultou a chegada das pessoas ao local do evento. O anunciado fechamento das duas pistas da Avenida Atlântica não ocorreu e muita gente se arriscou em meio aos carros que passavam, já que em alguns pontos só se podia caminhar pela rua.

O maior sucesso do desfile foi o carro do High School Musical, que fez as crianças gritarem e acenarem com as mãos euforicamente para os atores da versão brasileira do filme, o primeiro dos estúdios Disney produzido no País.

Outro carro que chamou muita atenção foi o do Rei Leão, que apresentou uma versão da música Hakuna Matata em português, com um bordão cantado pelas crianças junto com os personagens.

O fechamento do desfile contou com carro que todas as crianças mais esperavam. Nele estavam Mickey, Minnie, Pateta, Pluto e Tico e Teco.

A equipe médica atendeu um homem que teve uma parada cardíaca e foi levado para o Hospital São Lucas.

Equipes da Secretaria Especial de Ordem Pública atuaram com reboques e apreenderam 163 latas de cerveja e outros produtos.