ASSINE
search button

Leitores dividem opiniões sobre as operações de Choque de Ordem

Compartilhar

Nara Boechat, JB Online

RIO - Os leitores cariocas do JB Online estão divididos sobre as operações de Choque de Ordem da Secretaria da Ordem Pública (Seop), que vem ocorrendo desde o início da gestão do Prefeito Eduardo Paes. O fato foi observado na última enquete promovida pelo site, na página do Rio. Foram contabilizados, ao todo, 1650 votos. Aqueles que são a favor das ações ganharam com uma diferença de apenas 28 votos, somando 50,85% dos leitoras. Enquanto que os contrários à fiscalização da cidade ficaram com 49,15% dos votos.

Muitos dos leitores ficaram ao lado dos que são fiscalizados, como ambulantes e moradores de construções irregulares. A leitora Solange Cavalcante de Avelar avalia que "ao demolir prédios em favelas ou em ruas, ao caçar ambulantes em praias ou nas ruas sem dar a todos eles uma alternativa, será uma guerra sem fim", acrescentando que o Choque de Ordem teria melhor efeito se ocorrida quando os problemas começaram.

Seguindo o mesmo pensamento de Solange, Pedro Pinto Martins acredita que tais ações só fazem aumentar a insegurança. "Cada vez que se mexe na parte social aumenta-se o indice de assaltos e roubos no nosso Estado". Em outra linha, o carioca José Batista avalia como positivo o saldo das fiscalizações do prefeito. Para Batista, a cidade "maravilhosa" estava abandonada e que "o melhor já estar por vir e o trabalhador ambulante vai comemorar".

Já a moradorea de Nova Iguaçu, Mônica Carvalho, fica dividida entre os prós e contras das operações de controle urbano. Para ela, a fiscalização contribui bastante, mas deve-se pensar naqueles que estão sendo fiscalizados. "Estudo em madureira e, ao sair da estação do Mercadão, havia um espaço tomado pelos camelôs. Ficava difícil de caminhar e tudo mais. Para minha surpresa, ao chegar numa segunda-feira para estudar, todas aquelas barracas foram demolidas e a prefeitura estava tirando o entulho. Ok. Tudo bem, ótimo, mas essas pessoas vao continuar trabalhando onde?"

Gostando ou não, as operações de Choque de Ordem da Seop vêm ocorrendo, quase que diariamente, desde o início da gestão de Eduardo Paes.