Mario Hugo Monken, Jornal do Brasil
RIO DE JANEIRO - O Batalhão de Operações Especiais da Polícia Militar (Bope) realizou na manhã desta quarta-feira um mapeamento da topografia dos morros Pavão-Pavãozinho e do Cantagalo, em Copacabana (Zona Sul). o Jornal do Brasil apurou que o objetivo principal da ação era iniciar a preparação das comunidades para a futura instalação de uma Unidade de Polícia Pacificadora (UPP), já presente em outras quatro favelas do Rio de Janeiro.
Houve intensa troca de tiros na chegada dos PMs aos morros mas ninguém ficou ferido. As obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) no Pavão-Pavãozinho foram suspensas.
Depois de ocupar os morros do Leme, o próximo passo do governo estadual é acabar com o tráfico armado nas favelas de Copacabana. Segundo antecipou o prefeito Eduardo Paes ao JB em abril, os dois bairros serão os primeiros a virar modelos de administração, o que envolveria ordem nas ruas e também nos morros.
Com a ajuda de um helicóptero, os policiais da tropa de elite da corporação apuraram a localização de bocas-de-fumo, esconderijos e rotas de fuga dos criminosos. Moradores relataram que o sobrevoo da favela começou por volta das 2h.
Em outras comunidades pacificadas, a estratégia foi a mesma: o Bope fez incursões antes para depois a unidade ser instalada.
Cidade de Deus (Jacarepaguá, Zona Oeste), Chapéu Mangueira e Babilônia (Leme), Dona Marta (Botafogo) e Batan (Realengo, Zona Oeste) foram as primeiras comunidades a contar com UPPs.
Cerca de 40 PMs entraram no Pavão por volta das 5h e foram recebidos a tiros e bombas de fabricação caseira pelos traficantes, o que assustou os moradores, que acordaram com o veículo blindado do Bope, conhecido como Caveirão, parado na Rua Teixeira de Mello, em Ipanema.
Por medida de segurança, a Secretaria Estadual de Obras determinou que os 450 operários que trabalham nas obras do PAC interrompessem o serviço. O comércio, as escolas e o trânsito não foram afetados pelo tiroteio.
Os policiais ficaram nos morros por cerca de quatro horas. No final, apreenderam apenas 230 trouxinhas de maconha e três carregadores de submetralhadora.
Outras comunidades também estão cotadas para receberem UPPs, como o Morro da Providência, em Santo Cristo (Zona Portuária) e o Complexo de Favelas do Alemão (Zona Norte).
A Secretaria de Segurança informou que as novas UPPs ainda estão em fase de planejamento e que novos PMs para trabalharem nestas unidades só estarão formados em dezembro.
No final da tarde, o Bope apoiou uma operação da Polícia Civil na Favela da Rocinha, em São Conrado, juntamente com o 23º BPM (Leblon).
A ajuda foi pedida pela chefia da Polícia Civil, que realizava uma investigação na comunidade. Não houve prisões, nem apreensões.