ASSINE
search button

Morre o ex-prefeito Julio Coutinho

Compartilhar

Jornal do Brasil

RIO - Morre ex-prefeito Júlio Coutinho

Criador do Iplan-Rio, ele faleceu de causas não divulgadas

Prefeito do Rio de Janeiro de 1980 a 1983, Júlio Coutinho morreu nesta semana de causas não divulgadas, aos 80 anos. Indicado pelo então governador Chagas Freitas, ele esteve à frente da prefeitura até entrar em atritos políticos que o levaram a deixar o cargo, sendo sucedido por Jamil Haddad.

Durante sua gestão, Coutinho criou o Instituto de Planejamento do Rio de Janeiro (Iplan-RJ),

Júlio Alberto de Morais Coutinho nasceu em Pernambuco, em 1929. Formou-se engenheiro eletrônico pelo Instituto Tecnológico da Aeronáutica, sendo o primeiro Magna Cum Laude do ITA.

Em 1979, Coutinho tornou-se secretário de Indústria e Comércio do Estado do Rio de Janeiro no governo Chagas Freitas, sucedendo Israel Klabin no cargo.

Em 1980, assumiu, por nomeação do então governador, a prefeitura da capital fluminense, piorizando seu trabalho nos campos da educação e do planejamento estratégico.

Nesse sentido, fez reformas em 80% das escolas municipais e criou o Iplan-Rio, com a finalidade de ordenar e acompanhar o crescimento urbano da cidade.

Durante sua gestão também foi realizada uma reforma completa do Hospital Municipal Souza Aguiar, com capacitação de todos os funcionários.

Dedicação acadêmica

Depois que saiu da Prefeitura, Júlio Coutinho passou a dedicar-se às atividades acadêmicas, valendo-se de sua formação como engenheiro eletrônico.

Júlio Coutinho deixou três filhos e oito netos.