Seiscentos escoteiros promovem Corrida pelo Meio Ambiente

JB Online

RIO - Com um projeto educativo engajado, cerca de 600 escoteiros brasileiros vão participar no domingo, 29 de março de 2009, a partir das 10 h, na Marina da Glória, do Rio Scout´s Day. O evento integra a Corrida pelo Meio Ambiente (Race for the Environment), iniciativa de educação ambiental desenvolvida em parceria entre a Volvo Ocean Race 2008-09, o Programa de Meio Ambiente das Nações Unidas (UNEP) e a Organização Mundial do Movimento Escoteiro (WOSM). Além de conhecer as emoções da maior regata do mundo, os escoteiros também vão aprender mais sobre a importância de proteger o meio ambiente.

O Rio Scout's Day tem o objetivo de proporcionar aos jovens escoteiros, na faixa etária de 7 a 17 anos, um dia de atividades que permita identificar os problemas ambientais que afetam o mundo e apresentar o que os escoteiros podem fazer para amenizá-los. A Corrida pelo Meio Ambiente é um projeto que visa motivar os jovens a entrarem em ação em prol da causa ambiental por meio da mudança de pequenos hábitos em seu cotidiano.

- A proposta mundial do projeto é estimular os escoteiros a serem multiplicadores de práticas saudáveis e sustentáveis em favor do meio ambiente na família, na escola e na comunidade onde estão inseridos - explica Fabricio Gabriel, coordenador da Corrida pelo Meio Ambiente no Brasil.

O Escotismo tem a finalidade de contribuir na formação da juventude. Para isso, oferece subsídios para que os jovens assumam seu próprio desenvolvimento, especialmente de caráter, tornando-se cidadãos conscientes, responsáveis e úteis em suas comunidades.

Durante o dia, os escoteiros terão a oportunidade de desenvolver ações educativas do Programa Escoteiro Mundial de Meio Ambiente, adaptadas para cada faixa etária e que foi lançado pela Organização Mundial do Movimento Escoteiro em 2008. Essas atividades baseiam-se em cinco princípios: qualidade da água e do ar, habitat natural para espécies nativas, redução do risco das substâncias perigosas para o homem e a natureza, práticas ambientais mais adequadas e como agir em caso de perigos ambientais e catástrofes naturais.

Em um grande painel, os escoteiros vão escrever mensagens convidando as pessoas em todo o mundo a contribuírem com o meio ambiente. Esses textos serão considerados o recado dos escoteiros e seu compromisso com a natureza, algo que cada cidadão deve assumir. O material será enviado à gerência da Race for the Environment, na Suécia, que o apresentará junto com os outros painéis dos Scout's Day, na Conferência sobre o Clima das Nações Unidas, que acontecerá em dezembro de 2009 em Copenhagen (Dinamarca). Nesta conferência o Escotismo irá apresentar suas propostas e os projetos que realiza em prol da biosfera.

A Coordenação do Rio Scout's Day está negociando com os organizadores da Race Village uma sessão de Perguntas & Respostas com os competidores da Volvo Ocean Race 2008-09. Um deles é o brasileiro Torben Grael, skipper do barco Ericsson 4. Essa atividade pretende mostrar aos jovens um pouco mais sobre a competição náutica mais desafiadora do mundo, curiosidades e detalhes de uma regata de volta ao mundo.

Para Fabrício Gabriel, pequenas ações feitas por muitos jovens terão um grande impacto positivo para a biodiversidade.

- São discussões de interesse comum em torno de questões ambientais. Com 28 milhões de escoteiros no mundo, o Movimento Escoteiro pode contribuir decisivamente para criar um mundo melhor - avalia o coordenador.