Principais blocos do Rio incendeiam o Carnaval de rua no fim de semana

JB Online

RIO - abertura oficial do carnaval carioca é só na semana que vem, mas a turma da Sebastiana não quer saber de esperar até lá. O Imprensa Que Eu Gamo deu o ponta pé inicial desfilando no último sábado, dia 7, e reuniu cerca de 10 mil pessoas em Laranjeiras. Nos dias 14 e 15 de fevereiro, os foliões poderão curtir os desfiles de quatro grandes blocos: Simpatia É Quase Amor, Suvaco do Cristo, Gigantes da Lira e Escravos da Mauá.

No sábado, dia 14, o Simpatia É Quase Amor faz o seu primeiro desfile ele volta a desfilar no domingo de carnaval. A concentração está marcada para às 16h, na Praça General Osório. Neste carnaval, o bloco das cores amarelo e lilás comemora 25 anos e espera arrastar cerca de 40 mil pessoas pela orla de Ipanema.

O bloco Escravos da Mauá, nascido na zona portuária do Rio, se concentra às 11h de domingo, dia 15, no Largo de São Francisco da Prainha, para fazer o seu desfile no carnaval de 2009, marcado para às 13h30. A partir das 16h, quem começa a se preparar para a festa é a trupe do Gigantes da Lira, bloco feito sob medida para a criançada. Na Rua General Glicério, em Laranjeiras, os foliões poderão curtir as grandes marchinhas do carnaval e encontrar um clima totalmente circense, com muitos palhaços, pernas-de-pau, malabaristas e acrobatas. O domingo de folia continua pela rua Jardim Botânico, que se transforma em uma grande passarela com o tradicional desfile do Suvaco do Cristo que vai até a Praça Santos Dumont, sem o horário de saída divulgado pela diretoria.

Bloco de Segunda e Que Merda É Essa? ainda estão esquentando os tamborins antes de colocar o bloco na rua e fazem seus últimos ensaios esta semana. O Que Merda É Essa? ensaia sábado, dia 14 de fevereiro, no Quiosque Estrela de Luz Posto 1, Leme às 16h; e o Bloco de Segunda se reúne segunda-feira, dia 16, às 19h, na Cobal do Humaitá.

Fundada em 2000, a Sebastiana - Associação Independente dos Blocos de Carnaval de Rua da Zona Sul, Santa Teresa e Centro da Cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro é formada por 12 dos mais tradicionais blocos de rua do Rio:

Imprensa que eu gamo, Laranjeiras

Simpatia é Quase Amor, Ipanema

Gigantes da Lira, Laranjeiras

Suvaco do Cristo, Jardim Botânico

Escravos da Mauá, Centro

Bloco das Carmelitas, Santa Teresa

Bloco do Barbas, Botafogo

Que Merda é Essa?, Ipanema

Bloco de Segunda, Botafogo

Meu Bem, Volto já! Leme

Bloco da Ansiedade, Laranjeiras

Bloco Virtual, Ipanema

Serviço

Simpatia É Quase Amor

Desfiles

Datas: 14 de fevereiro (sábado) e 22 de fevereiro (domingo)

Local: Concentração na Praça General Osório - Ipanema

Horário: 16h

Itinerário: Pça. General Osório - Rua Teixeira de Mello - Avenida Vieira Souto - Jardim de Alah

Grátis

Classificação etária: livre

Suvaco do Cristo

Desfile

Data: 15 de fevereiro (domingo)

Local: Concentração no Bar Jóia Esquina das ruas Jardim Botânico e Faro

Horário: não divulgado

Itinerário: Rua Faro Rua Jardim Botânico Jockey Club Pça. Santos Dumont

Grátis

Classificação etária: livre

Escravos da Mauá

Desfile

Data: 15 de fevereiro (domingo)

Local: Largo São Francisco da Prainha Pça. Mauá / Centro

Horário: Concentração às 11h. Saída às 13h30.

Grátis

Classificação etária: livre

Gigantes da Lira

Desfile

Data: 15 de fevereiro (domingo)

Local: Mercadinho São José Rua das Laranjeiras 90, Laranjeiras

Horário: Saída às 16h sem concentração

Itinerário: Praça Aliança. Rua Gago Coutinho - Largo do Machado - Igreja Matriz de Nossa Senhora da Glória - Rua das Laranjeiras - Mercadinho São José

Grátis

Classificação etária: livre