Varas criminais de Campo Grande serão transferidas para o Centro

JB Online

RIO - O Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro transfere na quinta-feira (12 de fevereiro), em cerimônia marcada para as 11h, as duas varas criminais de Campo Grande, na Zona Oeste da cidade, e o Tribunal do Júri daquela regional para o Fórum da Capital. A medida, de acordo com o presidente do TJRJ, desembargador Luiz Zveiter, visa a anular a possibilidade de influência ou pressão do crime organizado na apuração e punição dos criminosos.

- O objetivo é dar mais segurança e tranquilidade no julgamento dos casos envolvendo esses grupos armados. Eles podem influenciar não o magistrado ou Ministério Público, mas o júri e as pessoas que estão ali para serem ouvidas. Essa aproximação pode comprometer a própria investigação - explicou o desembargador.

A instalação das duas varas nos novos endereços ocorrerá no Fórum Central, na Avenida Erasmo Braga 115. A mudança, porém, não alterará a nomenclatura das duas unidades. A 1ª Vara Criminal - que tem como titular a juíza Alessandra de Araújo Bilac Moreira Pinto - possui um acervo de 1.344 processos e vai funcionar no 5º andar do Palácio da Justiça, nas salas 501, 502 e 514. Já a 2º Vara, cujo titular é o juiz Rubens Roberto Rebello Casara, tem 629 ações e ficará no 8º andar, ocupando as salas 805, 806 e 818.