Domingo é a última fase do Vestibular da UERJ e Uenf

JB Online

RIO - Domingo, os candidatos ao Vestibular Estadual 2009 da Uerj (Universidade do Estado do Rio de Janeiro), Uenf (Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro) e academias do Corpo de Bombeiros e Polícia Militar, num total de 37.600 inscritos, realizam a última etapa do concurso: o exame discursivo, uma avaliação composta de três provas com questões abertas (língua portuguesa, redação e duas de disciplinas específicas, de acordo com a carreira escolhida).

A lista de aprovados será divulgada no dia 30 de janeiro de 2009.

A diretora do Departamento de Seleção Acadêmica da Uerj, Elizabeth Murad, explica que o modelo desta segunda etapa das provas é o mesmo dos últimos anos, ou seja, os candidatos farão uma prova discursiva com questões de duas disciplinas específicas, além de língua portuguesa e redação. Uma provas das específicas tem peso dois e a outra, peso um. A prova de língua portuguesa é igual para todos os candidatos.

Para os vestibulandos que disputam uma chance de estudar na UERJ, o curso mais concorrido é o de Medicina, com 32,77 candidatos por vaga, seguido de Jornalismo, com 21,56. Na Uenf, Engenharia de Exploração e Produção de Petróleo são os cursos mais procurados, com 9,85 candidatos-vaga.

Na carreira de Policial Militar, a concorrência chega a 11,73 e para oficial do Corpo de Bombeiros, são 5,09 por vaga. O quadro completo pode ser conferido no site www.vestibular.uerj.br/vest2009/files/rel_cand_vaga_2009.pdf.