JB Online
RIO - As inscrições para a 6ª edição do Concurso de Decoração Natalina evento promovido pela prefeitura, através da Secretaria Especial de Turismo - começam no dia 24 deste mês e vão até o dia 12 de dezembro. Para concorrer é preciso decorar no mínimo 30% das fachadas de casas ou de edifícios residenciais. A iluminação é requisito básico, mas também é levado em consideração a criatividade, beleza e espírito natalino. Para concorrer, é preciso ir à sede da secretaria ou se inscrever por e-mail. É essencial enviar fotos da decoração.
A escolha é feita em duas etapas. Na primeira fase, que acontece no dia 17 de dezembro, serão analisadas as fotos das decorações, sendo classificadas as seis melhores de cada categoria casa e edifícios residenciais. Nos dias 18 e 19 de dezembro, os imóveis vão receber a visita da comissão julgadora, que observará os detalhes da decoração. A expectativa é que esse ano a prefeitura receba cerca de 60 inscrições, como no ano passado.
- Como a iluminação é primordial, muitas pessoas desistem de fazer a decoração e participar do concurso por causa do aumento no consumo de energia afirma Antônio Galvão, assessor de planejamento da Riotur.
De acordo com Galvão, a idéia é incentivar os cariocas a deixar a cidade mais bonita durante a época do Natal.
Diferente dos anos anteriores, em que eram dados eletrodomésticos, a novidade agora é levar o carioca para fazer um passeio de turista no Rio. O vencedores de cada categoria vai ganhar um fim de semana, com acompanhante, em um hotel, jantar e almoço em restaurante, ingressos para assistir um show, visita ao Pão de Açúcar e Corcovado, com translado entre os locais.
As inscrições podem ser feitas por e-mail ([email protected]) ou na sede da Riotur (Praça Pio X, 119, 10º andar), em horário comercial.