Renata Victal, JB Online
RIO - O Botafogo de Futebol e Regatas assina amanhã com a Prefeitura do Rio o termo de adoção da estátua do Manequinho, monumento instalado desde 1927 em frente à sede social do clube, na General Severiano, em Botafogo. A restauração do pênis do Manequinho custou R$ 5 mil.
Esculpida em 1906 por Belmiro de Almeida, a estátua em bronze, pesando aproximadamente 30 quilos do Manequinho foi instalada em inicialmente na Cinelândia, em 1910 e recolhida três anos depois aos depósitos da Prefeitura.
A partir da conquista do Campeonato Carioca de 1957 contra o Fluminense por 6 x 2, quando Didi repetiu o gesto do torcedor que em 1948 vestiu o menino com a camisa do time, a estátua teve sua imagem definitivamente associada à vitória, tornando-se mascote oficial do clube.
Furtada em 1990 e substituída por uma réplica em 1993, a fonte que reproduz um menino nu, urinando, foi alvo pela primeira vez em sua história de vândalos que quebraram justamente a parte por onde sai a água. O monumento foi tombado pela Prefeitura do Rio em 2002.