JB Online
RIO - A Santa Casa de Misericórdia do Rio de Janeiro reabre no dia 23 de setembro seu serviço de Urologia. A Enfermaria do Hospital Geral da Santa Casa de Misericórdia, reformou seus dois centros cirúrgicos com capacidade para 30 cirurgias semanais, reformou e modernizou as oito enfermarias e os quatro quartos, além de anfiteatros e banheiros.
O serviço está sendo totalmente informatizado e conta com novos aparelhos para procedimentos de alta e média complexidade como cirurgia com Videolaparoscopia, para tumores urológicos e Litotripsia a laser para fragmentação de cálculos renais.
A Santa Casa está buscando credenciamento junto ao Ministério da Saúde para a realização de transplantes renais na unidade.
- A equipe que está assumindo o serviço é formada por professores com Doutorado, Mestrado e Livre Docência. Nossos médicos têm experiência na realização de transplantes no Hospital Universitário Pedro Ernesto, da UERJ - detalha Ronaldo Damião, chefe da 14ª. Enfermaria do Hospital Geral da Santa Casa de Misericórdia.
No ambulatório serão realizadas avaliação urodiâmica, estudo do comportamento da bexiga; ultrasonografia genital e transretal da prostata com biópsia, para avaliação de tumores; cistocopia, que ajuda a verificar dentro da bexiga a presença de tumores; fluxometria, exame não invasivo que permite avaliar de forma objetiva a micção, etc.
No ambulatório também será realizado tratamento da incontinência urinária masculina e feminina e tratamento para disfunção sexual. Além disso, já está em funcionamento o novo serviço de cirurgia reconstrutora genital, que possibilita a realização de cirurgias da transgenitalização, raramente oferecida nos hospitais brasileiros.
- Pretendemos atender cerca de 50 pacientes por dia de manhã e à tarde no ambulatório - diz Ronaldo Damião.