ASSINE
search button

Preso no Alemão identifica sequestradores de diplomata vietnamita

Compartilhar

JB Online

RIO - A megaoperação das polícias do Rio no Complexo do Alemão, na Zona Norte do Rio, nesta quarta-feira, para localizar os corpos do traficante Antônio Ferreira de Souza, o Tota, de 32 anos, e de outros integrantes de seu bando, rendeu outros frutos. Em depoimento na Divisão Anti-Sequestro (DAS), nesta quinta-feira, um dos presos na ação identificou pelo menos dez bandidos que participaram do sequestro do vice-cônsul do Vietnã no Brasil, Vu Thanh Nam, e de outros três chineses, na Estrada das Paineiras, há cerca de um mês.

De acordo com o delegado Marcos Reimão, titular da DAS, as informações prestadas no depoimento por Vinícius Willian Rosa Guidorne, conhecido como VN, ajudaram a confirmar a linha de investigação da polícia e de onde teria partido a autoria do sequestro. A motivação, no entanto, ainda é desconhecida.

Em seu depoimento, VN disse ter reconhecido os traficantes conhecidos como Claudinho do Dona Marta e Faustão desembarcando de dois veículos na Vila Cruzeiro, no Complexo da Penha, no dia do sequestro. Ele disse ainda que através de comentários na favela, também teriam participado da ação os marginais conhecidos como Jansen, Capoeira, Fabiano, Anderson Cabeção, Di Gato, Pezão, Branquinho e Choque. Este último já vinha sendo investigado pela polícia.

A ação de sequestro, ainda com base em depoimento de VN, segundo Marcos Reimão, teria sido ordenada, através de carta, pelo traficante Marcinho VP, que cumpre pena no presídio federal de Catanduvas, no Paraná.

Com VN foram encontradas quatro carteiras de identidade falsificadas, além de vários objetivos, que seriam produto de roubo, como câmeras filmadoras. Ele foi autuado por porte de documento falso, receptação e falsidade ideológica.

Ainda nesta quinta-feira, policiais da 20ª DP (Vila Isabel) localizaram Aldeci José da Silva Filho, suspeito de ser um dos traficantes envolvidos no confronto com a polícia durante a megaoperação de quarta-feira no Complexo do Alemão. Ele foi encontrado no Hospital Geral do Andaraí, para onde teria sido levado após ser baleado. Com ele, segundo a Polícia Civil, foram apreendidas

Durante a operação policial realizada, nesta quarta-feira (17/09), no Complexo do Alemão, para localizar o corpo do traficante Antônio José Ferreira, o Tota, policiais da 20ª DP (Vila Isabel) prenderam, em flagrante, Aldeci José da Silva Filho, suspeito de ser um dos traficantes envolvidos no confronto com os agentes naquela comunidade. Com ele, segundo a Polícia Civil, foram encontradas munições de pistolas calibres 40, 45 e 225.

O titular da 20ª DP, delegado Juber Baesso, determinou a prisão em flagrante do criminoso. Os policiais agora investigam a participação de Aldeci na morte do policial Luiz Cláudio Melo, morto durante a megaoperação.