Janaína Linhares, Jornal do Brasil
RIO - Depois de ganhar uma rua no Leblon com seu nome, o cantor e compositor Dorival Caymmi, que morreu no último dia 16 em seu apartamento em Copacabana, ganhará uma estátua em tamanho real no bairro onde viveu por mais de 50 anos. A notícia foi divulgada nesta quinta-feira pelo prefeito Cesar Maia em seu diário virtual e serviu de acalento para a família do artista que se despediu de Stella Maris, viúva de Caymmi, falecida na quarta-feira, 11 dias depois da morte do marido. O monumento ficará na Colônia dos Pescadores, Posto 6, e será feito com base em uma foto de Evandro Teixeira, fotógrafo do Jornal do Brasil.
Já havia um projeto de obra social do governo para revitalizar a região da colônia. O prefeito resolveu agregar valor e colocar no local a escultura do Caymmi explicou o secretário municipal das Culturas, Ricardo Macieira. Acho que fui muito feliz na escolha da foto que servirá de base para o monumento. Mostrei à família e ela adorou. Para fazer a escultura convidei o artista plástico Otto Dumovich, autor das estátuas de Cartola e Braguinha.
A revitalização da colônia, que virará uma espécie de parque, está prevista para ser concluída em meados de outubro, já o monumento deverá ser colocado no local somente em dezembro e custará cerca de R$ 100 mil. Já de acordo com a neta do cantor, Stella Caymmi, o local sempre foi muito freqüentado pelo avô e por isso é ideal para a homenagem.
O vovô sempre morou no Posto 6. Teve três endereços na região, mas em mais de 50 anos nunca largou o lugar. Ele sempre passeou muito por alí afirmou Stella. Estamos muito felizes com mais esta iniciativa do Cesar Maia. O momento está sendo muito duro para todos nós, mas homenagens assim consolam muito.
Homenagem de reforço
De acordo com o presidente da sociedade amigos de Copacabana, Horácio Magalhães, a nova homenagem seria um reforço à rua do Leblon que ganhou o nome do artista e que não teria deixado os parentes satisfeitos
Soube que na ocasião da placa a família não gostou do local, já que a rua é saída de serviço do terreno do batalhão, por isso o secretário das culturas anunciou a estátua destacou Horácio. Mas seja como for, uma personalidade como Dorival Caymmi merece muitas homenagens. Ele merece ser ovacionado.
Stella, por sua vez, garante que em momento algum a família se sentiu desprestigiada com a homenagem.
Não existe isso. As duas homenagens foram ótimas e estamos muito satisfeitos e felizes afirmou. Na verdade seria até uma falta de educação da nossa parte. Quando a gente vê uma iniciativa deste tipo da prefeitura do Rio, entendemos que seja um presente do carioca.
O adeus a Stella Maris
Stella Maris foi enterrada na tarde desta quinta-feira, no cemitério São João Batista, em Botafogo, ao lado do corpo do marido. Ela estava internada no hospital Pró Cardíaco desde abril com problemas coronarianos e havia entrado em coma dez dias antes da morte de Caymmi e três antes de sua previsão de alta.
Com o nome de batismo de Adelaide Tostes, Stela foi cantora de rádio até se casar com Caymmi, em 1940, quando largou a profissão. Sobre o caixão da cantora foi colocada a bandeira da cidade de Piquiri, Minas Gerais, onde nasceu.