Câmara aprova vacinação contra a hepatite B

JB Online

RIO - A Câmara Municipal aprovou nesta quarta-feira, em segunda discussão, o projeto de lei 447/2205, que institui o Programa Municipal de Vacinação contra a Hepatite B no Rio. O texto, de autoria do vereador doutor Jairinho (PSC), determina a realização anual de uma ampla campanha de vacinação contra o vírus. A doença atinge dois milhões de pessoas no Brasil, segundo dados da Organização Mundial de Saúde. A maioria, porém, só descobre que contraiu o vírus quando a doença atinge um estágio avançado e surgem os primeiros sintomas, o que pode acontecer décadas após a infecção.

De acordo com o projeto aprovado, a vacina contra Hepatite B deve estar disponível na rede municipal de saúde durante todo o ano, independentemente do período de realização da campanha.

Segundo Jairinho, é mais econômico para o município vacinar a população do que combater a doença já instalada.

O prefeito Cesar Maia tem agora 15 dias para sancionar ou vetar o texto aprovado pela Câmara. Em caso de sanção da lei, caberá à Secretaria Municipal de Saúde promover a divulgação do programa de vacinação contra a Hepatite B. A prefeitura terá 60 dias para regulamentar o programa, a contar da data da publicação da lei.