ASSINE
search button

Bope forma 14 novos caveiras na categoria C

Compartilhar

JB Online

RIO - O soldado Josivandro Luiz Campelo foi o primeiro colocado da categoria C do Curso do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope). Segundo a Secretaria de Segurança, durante a caminhada, 44 pediram para sair. Campelo ficou e venceu. Ele e outros 13 militares, 24% dos inscritos, concluíram as 17 semanas de treinamento e receberam, nesta terça-feira, o brevê da corporação.

Josivandro disse que atuou dois anos na segurança de presídios e conhece a fama do Bope desde a sua entrada na PM, há seis anos.

O Curso de Operações Especiais em Segurança Pública (Coesp) deste semestre durou três meses e 21 dias. Foram 1.360 horas de instrução divididas em disciplinas como instrução tática individual, natação utilitária, vida na selva, montanhismo, explosivos, combate corpo-a-corpo e técnicas especiais de patrulha. Pela primeira vez, houve treinamento sobre meios de infiltração aérea, utilizando parapente e pára-quedas.

Criada em 1978, a unidade formou 155 policiais na categoria B, direcionada a oficiais e sargentos com foco no gerenciamento de crises, e 175 no módulo C, apropriado para cabos e soldados e voltado para a execução de ações planejadas. Essa turma é composta por 12 PMs do Rio de Janeiro, um do Distrito Federal e um do Mato Grosso do Sul. Na categoria B do curso, o melhor colocado foi segundo tenente PM Leonardo Novo.

Segundo o secretário de Segurança Pública, José Mariano Beltrame, o filme Tropa de Elite foi um marco para a Polícia Militar, instituição da qual o Bope faz parte. Para Beltrame, tirando os exageros característicos de uma produção do gênero, a sociedade pôde assistir no filme ao padrão de excelência associado à integridade moral do policial que faz parte dessa unidade especial. O patrimônio disso - comentou Beltrame - se traduz em respeito, credibilidade e orgulho.

Na metade da cerimônia, houve uma pausa para homenagear nove formados no curso de 1988 pelos 20 anos como caveiras. Estiveram presentes à formatura o fundador do Bope, coronel Amêndola; o subsecretário de Planejamento e Integração Operacional, Roberto Sá; o comandante-geral da PM, Coronel Gilson Pitta; o chefe do Estado Maior Geral da PM, Coronel Antônio Suarez David; o presidente do Instituto de Segurança Pública (ISP), Mário Sérgio Duarte; e o deputado estadual Flávio Bolsonaro (PP), além de representantes das Forças Armadas, da Guarda Municipal e da Defesa Civil.