JB Online
RIO - Os moradores de Anchieta, Ricardo de Albuquerque, Mariópolis e Parque Anchieta vão ganhar um reservatório para reforçar o abastecimento dessas regiões.
Os reservatórios serão inaugurados nesta quinta-feira, às 10h, na Rua Calatéia, 185, em Ricardo de Albuquerque, têm capacidade para 10 milhões de litros de água, divididos em duas células de 5 milhões de litros cada, que darão regularidade no abastecimento dessas áreas.
A entrada em operação dos reservatórios beneficiará cerca de 40 mil pessoas, dando estabilidade ao abastecimento, em especial em locais com cotas elevadas e que hoje dependem de várias e antigas bombas para seu atendimento.
Segundo o presidente da Cedae, Wagner Victer, a recuperação dos reservatórios de Anchieta, que entrarão em operação, e que estavam desativados desde a sua construção em 1964, foi um desafio superado pelas equipes técnicas da Cedae e atendem uma histórica reivindicação da população do entorno dos reservatórios que não compreendia a existência de tais construções inoperantes, contrastando com a redução de água na região.
Os reservatórios contam com dois novos grupos de motores com bombas de 40 cv cada, sendo um deixado na reserva para alguma situação emergencial. Cada sistema de motor bomba terá a capacidade para bombear 183 mil litros de água por dia. Com o novo sistema será gerada uma grande economia em termos de energia elétrica, manutenção de bombas e uma melhor qualidade no abastecimento, reduzindo assim a vulnerabilidade no atendimento.
O novo sistema contou também o assentamento de 2 mil metros de rede com 150 milímetros de diâmetro e 460 metros com 100 milímetros de diâmetro, para que seja levada água até as áreas das duas antigas elevatórias existentes, que serão desativadas após a conclusão dos serviços.