Currais milicianos elegeram Natalino com 90% de votos

Paula Máiran, Jornal do Brasil

RIO - Dos 49.405 votos que elegeram Natalino Guimarães (DEM) deputado estadual em 2006, 91,14% saíram das urnas de seis das 97 zonas eleitorais do município do Rio de Janeiro. Do total, 45.032 votos do parlamentar foram registrados em seções eleitorais localizadas, todas, na Zona Oeste, em Campo Grande e bairros adjacentes, justamente onde se localizam os territórios sob controle da milícia denominada Liga da Justiça, a qual Natalino é acusado de comandar há pelo menos oito anos.

Os dados oficiais comprovam que não é de agora o poder contundente das milícias no controle de votos de cabresto nos currais sob seu domínio. E os números do parágrafo acima JB obtidos com base no cruzamento e análise de dados do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) resultaram da contagem de votos apenas das urnas que concentraram mais de mil votos destinados ao parlamentar, nas últimas eleições. Natalino Guimarães é acusado pela polícia de comandar a mais robusta milícia da cidade, com suas trincheiras instaladas na Zona Oeste.

Em 66 zonas eleitorais do município, o deputados não chegou a reunir 100 eleitores. Na sua pior performance, Natalino obteve, na zona 228, que abrange o Maracanã, na Zona Norte, somente nove votos. Teve 14 na zona 3, no Flamengo, e 27 na zona 4, no Jardim Botânico, ambas na Zona Sul. Em 16 delas, entre 100 e 500 votos. Na Barra da Tijuca, 125 eleitores escolheram Natalino como seu representante estadual na Assembléia Legislativa.

Em quatro zonas eleitorais, o ex-policial civil, expulso do serviço público, recebeu de 500 a mil votos. Numa dessas zonas, em Bangu, na Zona Oeste, seus 642 votos se destacam em meio ao resultado abaixo de uma centena de votos em zonas no mesmo bairro.

Resultado estadual

Já no âmbito estadual, o deputado, em vias de ser expulso pelo DEM, teve votação nada expressiva. Em Quatis, por exemplo, Natalino conquistou um único eleitor em 2006. Mas houve resultados pontuais que chamam a atenção em meio à maioria de municípios com número de votos dedicados a Natalino que não ultrapassaram a casa das dezenas.

Na Baixada Fluminense, há alguns redutos do parlamentar, como Nova Iguaçu, onde ele concentrou 456 votos, em Seropédica (533). Em Niterói, Natalino atraiu 413 eleitores, enquanto em São Gonçalo eles foram 186 votos. Na Região dos Lagos, também houve resultado significativo da campanha, com 202 votos.