ASSINE
search button

Faetec lança Escola de Música Baden Powell

Compartilhar

JB Online

RIO - Com o objetivo de destacar a música popular no ensino profissional, a Faetec dá o nome de Baden Powell à sua Escola de Música que funciona em Quintino. Baden Powell foi escolhido por ser um dos maiores violonistas de todos os tempos e um dos compositores mais expressivos da nossa música. A fábrica de instrumentos musicais acústicos Giannini doou 13 violões para este projeto. O lançamento da Escola de Música Baden Powell acontece nesta terça-feira, às 17h30, na Sala Cecília Meireles, no Largo da Lapa, 47, Centro.

A premissa da Escola de Música Baden Powell é ser uma instituição que, além de formar músicos, irá promovoer a valorização da produção artística brasileira, em especial do Rio de Janeiro. A proposta abrange também a inclusão de manifestações artísticas não contempladas no âmbito acadêmico, estruturada na metodologia de projetos, que têm caráter inclusivo, criando espaço único de práticas artísticas, em que o aluno aprende samba, choro, bossa nova, rock, MPB, além da música clássica.

Atualmente, a escola oferece cursos de musicalização infantil e juvenil, canto, coral, cavaquinho, contrabaixo, flauta transversa, violino e teclado, em nível de formação inicial e continuada, com carga horária variável. O presidente da Faetec, Nelson Massini, destaca que cultura musical é imprescindível para a educação, principalmente no Brasil, que apresenta uma grande diversidade de gêneros musicais.

O coordenador de cultura da escola de música da unidade Quintino da Faetec, Sávio Faber Barata, é um entusiasta das práticas populares. Sobre o tratamento que será dado à música popular na Escola de Música Baden Powell, Barata diz que a música popular será uma das donas da casa, fazendo uma brincadeira com a citação do etnomusicólogo americano Bruno Netll, que diz que A música popular entra pela porta dos fundos da musicologia.

No evento, acontecerá um show em homenagem a Baden Powell, interpretado por outros mestres como Roberto Menescal, João de Aquino, Áurea Martins e a Camarilha, além da Orquestra de Música Popular da unidade de Quintino da Faetec, apresentando clássicos de Powell.