ASSINE
search button

UPA da Maré comemora um ano nesta quinta-feira

Compartilhar

JB Online

RIO - Para comemorar o primeiro aniversário da Unidade de Pronto-Atendimento 24 Horas do Complexo da Maré, a Secretaria de Estado de Saúde e Defesa Civil (Sesdec) programou um grande evento com atrações culturais e esportivas e prestação de serviços. No dia 12, quinta-feira, das 9h às 16h, os moradores da comunidade poderão fazer exames médicos, tirar documentos, doar sangue, assistir a apresentações de teatro, música e participar de atividades esportivas.

O evento acontece na própria UPA (Rua 9 s/nº, esquina com Rua 5, Vila do João, altura do número 4.800 da Avenida Brasil). As secretarias do Ambiente; de Educação; de Turismo, Esporte e Lazer; e do Trabalho, além do Corpo de Bombeiros, do Hemorio (ligados à Secretaria de Saúde) e do Detran vão participar da comemoração.

Da própria Maré, estão previstas duas atrações: uma apresentação de teatro de fantoches que ensinará as crianças a escovar os dentes corretamente, enquanto são distribuídos kits de escovação e um grupo de hip hop.

Pela manhã, o projeto Suderj em Forma ligado à Secretaria de Turismo, Esporte e Lazer organizará duas atividades: um 'aulão' de ginástica para a terceira idade e um campeonato de gols para as crianças. Em paralelo, ao longo do dia, oferecerá serviços como corte de cabelo, medição de pressão e orientação nutricional.

Já a Secretaria do Ambiente apresentará esquetes teatrais sobre a dengue, inclusive com a apresentação de um Aedes aegypti gigante, feito de garrafas PET. Alunos do projeto 'Nas Ondas do Rádio' gravarão entrevistas com os presentes, que depois serão veiculadas em rádios comunitárias locais.

A Secretaria de Educação, por meio do programa Escola Aberta, participará com um coral de 70 vozes, formado por alunos de escolas públicas e com uma orquestra de berimbau que reúne estudantes de um Ciep em Belford Roxo. Bateria e passistas do Colégio Estadual Ubiratan Reis Barbosa, em Nilópolis, vão encerrar o dia com muita animação.

Moradores da comunidade também poderão obter carteiras de identidade oferecidas pelo Detran e de trabalho, graças à participação da Secretaria de Estado de Trabalho e Renda.

Durante todo o dia, um ônibus volante do Hemorio fará a coleta de sangue de doadores voluntários. Um veículo do Corpo de Bombeiros prestará atendimento odontológico à comunidade, e um estande da Cientifica Lab a empresa responsável pelos exames laboratoriais em todas as UPAs oferecerá gratuitamente cem testes de glicose para os interessados.

Paralelamente à programação cultural e esportiva e aos serviços oferecidos, a população poderá ver uma exposição de fotos organizada pela Sesdec sobre o atendimento na UPA. São cerca de 50 imagens sobre o cotidiano da unidade: profissionais, pacientes, equipes de apoio. As fotografias foram tiradas por profissionais que conhecem a realidade local: Jaqueline Félix, Rodrigues Moura e Maicon Camargo, ex-alunos da Escola de Fotógrafos Populares do Observatório de Favelas, que funciona no Complexo da Maré.

O objetivo do evento é festejar o primeiro ano de funcionamento da UPA da Maré, completado no dia 30 de maio. Neste período, foram realizados 137.026 atendimentos, sendo necessário remover apenas 359 pacientes (0,26% do total) para hospitais de emergência. Os números mostram que mais de 99% dos casos foram resolvidos na própria unidade, onde os pacientes realizam consultas e exames e receberam a medicação necessária. Neste último ano, o estado ganhou mais seis UPAs: Irajá, Santa Cruz, Bangu, Campo Grande, Belford Roxo e Tijuca.