Começa hoje o curso de formação de 250 inspetores penitenciários

JB Online

RIO - O secretário de Administração Penitenciária, Cesar Rubens Monteiro de Carvalho, realizará a aula inaugural do curso de formação dos 250 novos inspetores de segurança e administração penitenciária, aprovados no concurso público realizado em 2006, no auditório da Escola de Gestão Penitenciária (EGP), no Centro do Rio.

O curso de formação, com duração de cerca de três meses, será dividido em cinco turmas com 50 alunos cada, que terão aulas em horário integral. A EGP fornecerá todo material didático aos alunos, assim como o almoço que será servido gratuitamente durante o curso no refeitório da escola. O corpo docente do curso será formado em sua maioria por servidores da Secretaria de Administração Penitenciária (Seap).

A parte teórica do curso será realizada na própria Escola de Gestão e na grade curricular os alunos terão aulas de leis de execução penal, sindicância, regulamento penitenciário e direitos humanos, além de uma nova disciplina, atendendo a uma solicitação pelo secretário, a de perícia criminal, entre outras.

Já na parte prática, que será realizada no Centro de Instruções Especializadas (CIESP), no Complexo Penitenciário de Gericinó, os formandos terão instruções de defesa pessoal, educação física, estudo de casos, procedimento de portaria e operacionais, legislação de tiro, armamento e tiro, além de visitas supervisionadas às unidades prisionais.

Para complementar o curso, os alunos também terão palestras sobre a atuação do Grupamento de Intervenções Táticas (GIT), do Grupamento de Serviço de Escolta (GSE) e na área de saúde, com a Divisão de Saúde Ocupacional do Servidor.

Os 250 alunos foram aprovados no concurso público realizado em 2006, e foram convocados para o curso, respeitada a ordem de classificação. Antes, eles passaram ainda por exames médico e psicotécnico, teste de aptidão física. Ao término do curso, os alunos farão uma prova final, que também é de caráter eliminatório.

Esta é a primeira turma de 2008. Ano passado, três turmas receberam a formação: foram 25 na primeira, 125 na segunda e 238 na terceira, totalizando 388 novos inspetores que já estão atuando nas unidades prisionais da Seap.

A EGP, já convocou 200 candidatos, 150 homens e 50 mulheres, para realizarem o teste de aptidão física, que será realizado no dia 31, a partir das 9h, na Escola Superior da Polícia Militar, na Rua Feliciano Sodré, nº 275, Centro de Niterói.

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade.
Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Saiba mais