ASSINE
search button

AÇÃO SOCIAL: Grupo de Apoio à Pessoa com Depressão é referência

O psicanalista Lenilson Ferreira, idealizador do trabalho, receberá o título de "Cidadão Niteroiense" nesta terça (8)

Compartilhar

O psicanalista Lenilson Ferreira será condecorado na próxima terça-feira, 08 de outubro, com o título de “Cidadão Niteroiense”, concedido pela Câmara Municipal de Niterói. A homenagem é o reconhecimento do trabalho do profissional à frente do Grupo de Apoio à Pessoa com Depressão (GAP). Lenilson também é autor do projeto de lei que pretende instituir a Semana de Conscientização da Luta contra a Depressão em Niterói.

 

Macaque in the trees
Psicanalista Lenilson Ferreira (Foto: Divulgação)
“O último levantamento feito em 2016 pelo Datasus, do Ministério da Saúde, registra a média niteroiense de 3,44 suicídios para cada cem mil habitantes, enquanto a nacional é de 5,01. Trata-se de um número muito expressivo, e a depressão é a principal causa de suicídio no país. Estamos falando de uma epidemia mundial que só cresce. A ideia de criar a Semana é estimular o pensamento e provocar a discussão sobre a doença entre a sociedade civil e também estimular atividades em escolas, por exemplo, sobre o tema”, ressalta Lenilson.

O projeto do GAP, que existe há 10 anos e já impactou milhares de pessoas, atende gratuitamente interessados em receber orientações sobre a doença, que é a principal responsável por incapacitar pessoas no mundo, segundo a Organização Mundial da Saúde. Os encontros acontecem toda última quinta-feira do mês, às 19h, na Associação Médica Fluminense (AMF), em Icaraí, e também são transmitidos pela página do grupo no Facebook em tempo real. “Durante os encontros, provocamos a discussão sobre o tema e estimulamos que as pessoas tirem suas dúvidas e compartilhem suas experiências”, conta o psicanalista.

Segundo Lenilson, 70% a 80% dos participantes do grupo são mulheres, as maiores vítimas da doença no mundo. “Quando falamos de depressão, temos um desafio muito grande que é o preconceito. E acredito que isso só se combate com informação. No GAP, recebemos portadores da doença e famílias que muitas vezes não sabem como ajudar e a quem recorrer para começar o tratamento. A depressão não tem cura, mas tem controle. É importante que o paciente entenda a doença, seus sintomas e o que pode fazer para melhorar seu quadro”, explica.

Além dos encontros mensais na AMF, o GAP também acontece em escolas públicas, entidades religiosas, condomínios, clubes, entre outros lugares de forma gratuita. Mais informações pelo telefone 21 3741 5594.

Sobre o psicanalista

Autor de quatro livros na área de Psicanálise ("Psicanálise – o que ela pode fazer por você", "Etimologia – Chave para a Psicanálise", "Delírio de Chronos" e "Saúde Emocional do Professor"), Lenilson Ferreira é mestre em Ciências Pedagógicas pelo Instituto Superior de Estudos Pedagógicos e professor de cursos de graduação e de pós-graduação.

Especialista em Transtorno Depressivo (Depressão) e Transtorno Bipolar, o profissional é conselheiro para a Prevenção ao Uso de Drogas, certificado pela Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas do Ministério da Justiça, e membro da Federação Mundial para a Saúde Mental, do Movimento Global para a Saúde Mental, da Associação Brasileira para a Saúde Mental e da Associação Brasileira de Neurologia, Psiquiatria Infantil e Profissões Afins.