ASSINE
search button

CULTURA - Lançamento de livro marca 200 anos da Câmara Municipal de Niterói

Divulgação -
Livro
Compartilhar

A Câmara Municipal de Niterói lançou na última segunda-feira dia 12 de agosto, o livro “200 Anos de Glórias”, publicado pela DB Editora. Passaram pelo salão nobre da Casa mais de 400 pessoas, entre elas, vários vereadores e o presidente Milton Cal. Também marcaram presença no evento, o ex-prefeito de Niterói Dr. Waldenir de Bragança e seu vice Adilson Souza Lopes.

Todos os convidados ganharam o livro comemorativo ao bicentenário do Poder Legislativo niteroiense. A obra reconta a história da Casa de Leis desde sua instalação na Vila Real da Praia Grande em 1819 até os dias atuais, ressaltando seu protagonismo na construção das bases sólidas da cidade hoje existente.

Macaque in the trees
Livro (Foto: Divulgação)

Coordenado por Franciane Barbosa juntamente com o seu irmão Antonio Duarte, ambos sócios da DB Editora, o trabalho foi realizado por uma equipe composta por jornalistas, pesquisadores, paleógrafo e fotógrafo, além do designer gráfico. Eles fizeram uma intensa e minuciosa pesquisa histórica no desafiante prazo de sessenta dias até agosto, mês do aniversário da Câmara. O resultado é um conteúdo precioso e útil à leitura de qualquer cidadão niteroiense.

A publicação apresenta os planos de arruamento que desenharam o Centro, Icaraí e Santa Rosa como hoje conhecemos, as primeiras ações para melhor abastecimento de água aos habitantes, a criação das normas de conduta que constituiriam futuramente o Código de Posturas de Niterói, a elevação da vila à cidade, seu longo período como capital do estado do Rio de Janeiro, sua atuação também como Poder Executivo até a criação da Prefeitura e os locais que lhe serviram de sede, entre outras curiosidades.

Além das leis municipais que inspiraram outras Brasil afora, um capítulo traz o resumo da principal legislação vigente. Outras páginas são dedicadas aos presidentes da Casa Legislativa desde seu primeiro juiz de fora - o visionário e icônico José Clemente Pereira. Também são enaltecidas as ricas trajetórias das mulheres vereadoras, em perfis que evidenciam o carisma, a inteligência e a determinação feminina. Uma das várias informações inéditas apresentadas, aliás, é a descoberta da existência de uma décima quarta vereadora nunca contabilizada em levantamentos e publicações anteriores.

Há passagens pouco conhecidas do grande público, como a abolição da escravatura no município meses antes da assinatura da Lei Áurea e a alta frequência da família real portuguesa, apaixonada por estas bandas de cá da baía. Como não poderia faltar, a obra oferece ainda a biografia dos vereadores eleitos no pleito de 2016 e os suplentes em exercício na data da referida publicação.

Com tiragem de dois mil exemplares, o livro tem pouco mais de 300 páginas, formato diferenciado, alto padrão gráfico e distribuição gratuita controlada. A edição não será vendida.