ASSINE
search button

TEATRO - "Através da Íris" de Nathalia Timberg no Municipal

Atriz comemora 90 anos com peça inspirada em símbolo da moda nova-iorquina

Rodrigo Lopes/Divulgação -
Uma suposta entrevista da nova-iorquina Iris Apfel é o tema da peça
Compartilhar

Macaque in the trees
Uma suposta entrevista da nova-iorquina Iris Apfel é o tema da peça (Foto: Rodrigo Lopes/Divulgação)

No ar na pele de uma rica falida preconceituosa na novela das nove, da TV Globo, a grande atriz Nathalia Timberg vai se apresentar no Teatro Municipal de Niterói neste fim de semana, sábado e domingo (27 e 28), na peça “Através da Íris”. Tudo inspirado na também nonagenária decoradora Íris Apfel, ícone da moda mundial a partir de Nova York, que é chegada a modelitos um tanto extravagantes, na forma, cores e no peso dos seus brincos, óculos, colares. A cena reproduz uma ácida e hipotética entrevista da Apfel a jornalistas, em seu apartamento nova-iorquino, com respostas sem papas na língua.

Quando atuava como designer de interiores, Iris, junto ao seu marido, Carl Apfel, morto em 2015 aos 100 anos, viajava o mundo em busca dos tecidos perfeitos para a clientela ilustre que incluía nomes como Estée Lauder, Jacqueline Kennedy Onassis e Greta Garbo. A dupla foi chamada para decorar a Casa Branca por nove mandatos: Truman, Eisenhower, Nixon, Kennedy, Johnson, Carter, Reagan e Clinton.

Macaque in the trees
A Íris Apfel de Nathalia Timberg é idêntica à original (Foto: Rodrigo Lopes/Divulgação)

Aos 84 anos de idade, a designer foi surpreendida por uma virada de vida: passou a ter seu estilo reverenciado pelo mundo todo, depois de se tornar tema de uma exposição no Metropolitan Museum, de Nova York, onde inicialmente seriam apresentados cinco looks seus em uma pequena galeria. Mas o evento se transformou em uma exposição inteira, com mais de 80 roupas e cerca de 150 mil visitantes.

O texto de “Através da Íris” é de Cacau Hygino. A direção é de Maria Maya.

SERVIÇO

Datas: 27 e 28 de julho / Horário: sábado, às 19h, e Domingo, às 17h / Classificação etária: 12 anos / Duração: 50 min / Ingresso: R$ 80,00 / Local: Teatro Municipal de Niterói / Endereço: Rua XV de Novembro, 35, Centro, Niterói / Tel. 2620 1624.

Rodrigo Lopes/Divulgação - A Íris Apfel de Nathalia Timberg é idêntica à original