ASSINE
search button

CULTURA - Do Clube do Vinil para o "Clube da Esquina"

Amantes da boa música vão homenagear o famoso disco de Milton Nascimento, Lô Borges e cia

Divulgação/Cultura Niterói/Reprodução -
O famoso álbum Clube da Esquina, de 1972, será tema de encontro em Icaraí
Compartilhar

Macaque in the trees
O famoso álbum Clube da Esquina, de 1972, será tema de encontro em Icaraí (Foto: Divulgação/Cultura Niterói/Reprodução)

Em Niterói há uma turma que gosta de ouvir música com discos da era pré-CD. E o hábito fez surgir o Clube do Vinil. A cada 15 dias o grupo se reúne para escutar álbuns antológicos, com aquele chiado particular, e desta vez, na próxima segunda (20), o LP da vez será o “Clube da Esquina”, famosa obra de 1972, da gravadora EMI, com composições de músicos mineiros, inspirada em um movimento homônimo dos anos 60.

Milton Nascimento e os irmãos Borges (Marilton, Márcio e Lô) eram garotos fãs dos Beatles, e se reuniam em uma esquina de Belo Horizonte, cantando e tocando violão. Depois, a eles se juntaram Flávio Venturini, Vermelho, Tavinho Moura, Toninho Horta, Beto Guedes e os letristas Fernando Brant, o niteroiense Ronaldo Bastos e Murilo Antunes. Com tanta genialidade reunida, daí para o sucesso nacional não demorou muito tempo. Tanto que todos eles fizeram carreiras individuais, a maioria produzindo até hoje, e da turma ainda surgiu o famoso grupo 14 Bis.

Os encontros do Clube do Vinil de Niterói sempre acabam em ótima conversa, e o mediador desta vez será o produtor José Pantoja. No final da noite haverá o sorteio de um disco surpresa.

SERVIÇO - “Clube do Vinil” / Data: 20 de maio, segunda-feira / Horário: das 18h às 21h / Local: Terraço do Centro Cultural Paschoal Carlos Magno – Campo de São Bento / Endereço: Rua Lopes Trovão – s/nº, Icaraí / Entrada gratuita.