ASSINE
search button

ARTE - Exposição responde à carta de Pero Vaz de Caminha

A descrição da terra e seus povos, suas promessas e expectativas serviu de fio condutor para a produção de desenhos e pinturas

Divulgação -
Detalhe de obra de arte de Talita Tunali em exposição no Espaço Cultural dos Correios
Compartilhar

Macaque in the trees
Detalhe de obra de arte de Talita Tunali em exposição no Espaço Cultural dos Correios (Foto: Divulgação)

Será aberta no próximo sábado (1), no Espaço Cultural dos Correios, a exposição "O melhor fruto", da  artista plástica Talita Tunala, com desenhos e pinturas inspirados na carta de Pero Vaz de Caminha, escrita em 1 de maio de 1500, por ocasião do descobrimento do Brasil. A descrição da terra e seus povos, suas promessas e expectativas serviu de fio condutor para a produção de imagens da atualidade.

“É como se as obras expostas traduzissem e respondessem ao texto de Pero Vaz agora, em um estilo epistolar textualizado por imagens, não mais em um marco geográfico específico, mas numa visão ampliada em pontos aleatórios do Brasil”, diz a artista.

São mais de 70 imagens. Além disso, Talita convidou 36 artistas para exercitarem também uma suposta resposta ao trecho extraído da carta que serviu como mote da exposição:“Porém o melhor fruto, que nela se pode fazer, me parece que será salvar esta gente”. Entre eles, Paulo Bruscky e Ana Vitoria Mussi.

A curadoria é de Marisa Flórido Cesar.

Serviço:/ Exposição: “O Melhor Fruto” / Espaço Cultural dos Correios, Av. Rio Branco 481, Centro / De 1 de junho a 13 de julho / Abertura às 14h. Nos demais dias, das 11 às 18h, exceto feriados / Classificação Livre. Entrada franca.