RIO

Norte e Noroeste do Rio podem ter até 200mm de chuvas até domingo

Por JORNAL DO BRASIL
[email protected]

Publicado em 23/03/2024 às 08:26

Alterado em 23/03/2024 às 08:26

Centro do Rio alagado Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

O alerta para a população das regiões Norte e Noroeste do estado é redobrar a atenção por causa das fortes chuvas. Segundo o monitoramento do Inea [Instituto Nacional do Ambiente], há uma grande possibilidade deste sábado e domingo haver chuva acumulada de 200 milímetros.

Cada milímetro de chuva equivale a 1 litro de água por metro quadrado de área em uma localidade. Portanto, 200 milímetros em 24 horas são 200 litros de água de chuva caindo em cada quadrado de uma localidade no intervalo de apenas um dia.

Segundo o governo estadual, o risco hidrológico para inundações, enxurradas e alagamentos é muito alto em Petrópolis, na região serrana, e em Magé, na Baixada Fluminense, e alto em Maricá, São Gonçalo, Niterói, Rio de Janeiro, Teresópolis e Nova Friburgo. O risco geológico para deslizamentos é muito alto em Petrópolis e Magé e alto em Maricá, São Gonçalo, Niterói, Angra dos Reis, Mangaratiba, Teresópolis e Nova Friburgo.

As fortes chuvas que atingiram o estado do Rio de Janeiro nesta sexta-feira (22) e interromperam o trânsito de veículos da capital para as cidades serranas de Petrópolis e Teresópolis, atendidas respectivamente pelas rodovias BR-040 e BR-116.  (com Agência Brasil)