RIO

Bairros nobres do Rio de Janeiro: conheça os principais

.

Por Jornal do Brasil
[email protected]

Publicado em 21/06/2021 às 12:11

Alterado em 21/06/2021 às 12:13

Os famosos coqueiros da Praia de Ipanema Foto: Marcio Gomes

“O Rio de Janeiro continua lindo” é o tipo de clichê do qual não se escapa. Porque, de fato, a cidade é uma das mais bonitas do mundo. Cada canto traz história e beleza singulares, sobretudo os bairros nobres.

A Zona Sul é uma das que mais apresenta bairros com elevado Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) e qualidade de vida, oferecendo também diversificados espaços de lazer, entretenimento, cultura, compras, gastronomia e muitos outros atrativos para os seus moradores.

Três bairros da Zona Sul, por apresentarem diversas vantagens em muitos segmentos, se destacam: Leblon, Ipanema e Lagoa.

O contato próximo com o mar e com as belas praias — a grande maioria com estrutura completa para visitantes em seus postos — é um dos diferenciais dessa região tão preciosa. A natureza que a rodeia, com seus parques, morros, áreas de preservação, lagoas, ilhas e outros espaços, certamente é de encher os olhos e o coração.

Além disso, boa parte das lojas de marcas consagradas mundialmente estão concentradas nos shoppings e espaços comerciais dos bairros nobres do Rio de Janeiro.

Exemplos bastante conhecidos são o Rio Design Leblon, Shopping Leblon e Forum Ipanema.

O comércio de rua também tem seus endereços sofisticados, como por exemplo:

Loja Farm, na Rua Visconde de Pirajá;
Adidas, Hermès, NK Store e Louis Vuitton, na Rua Garcia d’Ávila;
A famosa Livraria Argumento, situada na Rua Dias Ferreira, dividindo o logradouro com os restaurantes mais conceituados da alta gastronomia: CT Boucherie, Nola, Sushi Leblon, entre outros.

Leia também: Os 456 anos do Rio de Janeiro

Leblon

Leblon de Manoel Carlos, de Helena, lar de Alceu Valença, Cazuza, Ney Matogrosso e outras grandes celebridades. O bairro mais cobiçado por todos os cariocas e por aqueles que têm a oportunidade de conhecer esse recanto luxuoso na Zona Sul.

Antes de falar das diversas vantagens de morar no Leblon, é importante contar brevemente sua história. Começando pelo nome, uma adaptação do nome do primeiro “dono” do local, Emannuel Hyppolite Charles Toussaint Leblon de Meyrach, ou Charles Le Blond.

A propósito, o local da antiga casa de Le Blond, atualmente, é onde se situa a região do Alto Leblon, conhecida por suas mansões, pelas grandes áreas verdes — devido à proximidade com o Parque Morro Dois Irmãos — e por ser endereço do Jardim Pernambuco, celebrado condomínio de luxo.

Morar no Leblon

Quem procura por um apartamento no Leblon sabe que encontrará imóveis com metragens generosas, nos melhores endereços e com uma completa infraestrutura condominial.

Opções de lazer, entretenimento e cultura não faltam nesse lugar que é um dos mais famosos bairros nobres do Rio de Janeiro. Isso porque ele conta com diversas atrações naturais e espaços diferenciados para seus moradores ou visitantes.

Além da praia fabulosa, com seus dois postos (11 e 12) bem estruturados, o bairro também conta com o Mirante e o Parque Dois Irmãos — atualmente rebatizado como Parque Natural Municipal Dois Irmãos - Dois Cariocas - Sérgio Bernardes e Alfredo Sirkis.

A Rua Dias Ferreira tem os mais famosos nomes da alta gastronomia; vale a pena conhecer depois de um passeio pelo Shopping Leblon e Rio Design, por exemplo.

O Leblon é sinônimo de luxo: um verdadeiro berço cultural valioso, com a genuína alma carioca. Morar nesse bairro nobre da Zona Sul do Rio de Janeiro é ter uma série de privilégios e a melhor qualidade de vida do país.

Leia também: Venda de imóveis residenciais no Rio de Janeiro tem o melhor mês desde Maio de 2013

Ipanema

Ipanema ganhou fama através de uma música, mas o seu glamour é natural: com uma praia de mais de 2 km de extensão, o território é frequentado por moradores e turistas que procuram o melhor ponto para descansar, praticar diversos esportes ou admirar os cartões-postais mais conhecidos do Rio.

Os imóveis em Ipanema possuem diversas tipologias, com empreendimentos modernos dividindo espaço com prédios mais antigos, muito típicos do bairro.

Uma característica dos residenciais modernos em Ipanema é a otimização dos espaços com projetos que permitem uma fluidez perfeita, harmônica e equilibrada entre os ambientes.

Alguns condomínios podem contar com infraestrutura condominial completa, incluindo espaços de lazer comuns ou privativos e possibilidade de customização da planta.

O que fazer no bairro de Ipanema

Apreciada por surfistas, Ipanema tem as melhores ondas. Sua praia conta com dois postos (9 e 10), com estrutura adequada para atender os frequentadores do local. Além da praia, que por si já é uma atração deslumbrante, é possível visitar outros pontos, como:

Pedra do Arpoador: neste ponto, situado entre Ipanema e Copacabana, pode-se ver o pôr-do-sol mais famoso do Rio de Janeiro. Geralmente o local fica lotado nesse horário do dia, então é bom chegar um pouco mais cedo para garantir um lugar;

Mirante da Paz: um dos locais mais requisitados para avistar o Rio de uma maneira especial, com acesso pelo elevador panorâmico no Complexo Rubem Braga;

Ilhas Cagarras: localizado a menos de 6 km de Ipanema, o arquipélago é um monumento natural permanentemente preservado. Ótimo para ir com os pequenos e observar os golfinhos e baleias que acabam visitando as sete ilhas;

Feirinha Hippie: instalada na Praça General Osório, a Feira Hippie atrai diversos visitantes que buscam por arte e artesanato nesse espaço icônico do Rio de Janeiro;

Gastronomia em Ipanema: tanto para saborear um delicioso almoço quanto para curtir um happy hour, o bairro tem algumas das melhores opções em restaurantes e bares no Rio de Janeiro.

Ipanema está localizada entre Leblon e Copacabana, figurando um dos bairros nobres do Rio de Janeiro e um dos mais importantes da Zona Sul carioca.

Lagoa

A Lagoa entra para a lista de bairros nobres do Rio de Janeiro e leva esse nome devido à Lagoa Rodrigo de Freitas, importante localização na Zona Sul Carioca. A região tem um dos mais altos IDHs da cidade.

Outro dado importante sobre o bairro é o seu Índice de Progresso Social (IPS) que, de acordo com o último relatório do portal Data Rio, tem a quarta pontuação mais alta, com 85.5%, bem acima da média do IPS, que é de 77.79% para esta região administrativa.

Os apartamentos na Lagoa geralmente apresentam fabulosas dimensões com metragens que podem chegar a mais de 500 m² e possuir a tão desejada vista indevassável.

Essa vista é magnífica não só pela paisagem local, mas pela possibilidade de avistar o Morro Dois Irmãos, Corcovado e Cristo Redentor. É, certamente, uma das regiões mais procuradas para morar na Zona Sul.

A Lagoa apresenta várias alternativas de lazer para todas as idades, com destaque para atividades náuticas, como remo, esqui aquático, entre outras. Além disso, sua ciclovia com mais de 7 km de extensão é uma das mais tranquilas para pedalar com segurança no Rio.

Por ser uma área repleta de parques e reservas ambientais, a Lagoa é uma região quase que estritamente residencial. Mas é possível encontrar, em uma curta distância, uma variedade farta em restaurantes, bares, centros de compras, shoppings, cinemas e outros espaços de recreação.