Rio

Chuva deixa RJ em alerta. Em Magé, chuva de 1 mês cai em 12h

Frente fria continua parada próximo ao litoral do estado do Rio de Janeiro nesta quarta-feira

Áreas de instabilidade associadas a uma frente fria ganharam muita força nesSa terça-feira (22) sobre o centro-sul do Rio De Janeiro provocando volumes de chuva extremamente elevados e perigosos. É alto o risco de deslizamentos e enchentes nos próximos dias. Em algumas áreas de Magé, no Grande Rio, choveu em 12 horas o equivalente a chuva de todo o mês de dezembro. Chuva deixa o estado do Rio de Janeiro em em alerta nos próximos dias. As informações são do Climatempo.

As áreas de instabilidade se espalharam pelo Grande Rio também pela região do médio Paraíba, na região Serrana e no litoral Sul Fluminense provocando volumes de chuva muito elevados.

Vídeos divulgados nas redes sociais mostravam uma forte enxurrada, como um rio com forte correnteza na subida da rodovia Rio-Petrópolis.

Volumes de chuva muito elevados

Pela medição do Cemaden, em apenas 3 horas choveu cerca de 160 mm em áreas da região de Magé, o que corresponde a mais da metade da média normal de chuva para todo mês de dezembro nesta região. Esta média Clima tológica para dezembro varia de 200 mm a 250 mm.

O Instituto Nacional de Meteorologia registrou 83,2 mm em apenas 1 hora sobre Xerém, distrito de Duque de Caxias. Em 12 horas, em 8 horas, entre 15 horas e 20 horas de 22/12/2020 choveu 216,6 mm.

Em Resende, no mesmo período choveu 97,8 mm. Em Campos dos Goytacazes em apenas 3 horas choveu 97,4 mm

Para se ter uma ideia da força com que a chuva caiu sobre Xerém, o volume de 83 mm já seria considerado muito elevado se tivesse caído de forma distribuída ao longo de 24 horas.

Confira alguns volumes de chuva muito elevados registrados pelo Cemaden - Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais - no período de 6 horas entre 12h30 e 18h30 do dia 22 de dezembro de 2020

Magé/Fragoso: 198,1 mm

Angra dos Reis/Ipanema: 188,6 mm

Itaguaí/Santa Cândida: 140mm

Duque de Caxias /Taquara: 137,8 mm

Queimados Santa Catarina: 102,4 mm

Guapimirim/Centro: 92,8 mm

Com a persistência da chuva, o acumulado de 12 horas, entre 8h30 e 20h30 de 22/12/2020 passava dos 250 mm em alguns locais de Magé. É como a se a chuva de todo o mês de dezembro caísse em menos de 1 dia.

Medições do Cemaden e 12 horas, entre 8h30 e 20h30 de 22/12/2020

Magé/Fragoso: 251,6 mm

Magé/Vila Inhomitim: 256,0 mm

Duque de Caxias/Taquara: 169,8 mm

Alerta para mais chuva nesta quarta-feira

Uma frente fria continua parada próximo ao litoral do estado do Rio de Janeiro nesta quarta-feira (23), 23 de dezembro, ajudando a manter as áreas de instabilidade sobre o estado do Rio de Janeiro e também sobre Minas Gerais, São Paulo e o Espírito Santo. Praticamente toda a Região Sudeste do Brasil fica em alerta nesta quarta-feira para a chuva forte e que pode causar transtornos para a população.

A região dos Lagos, o Grande Rio e o litoral Sul Fluminense permanecem com predomínio de céu nublado e ainda com risco de chuva forte na madrugada desta quarta-feira. Embora a previsão seja de continuidade da chuva no decorrer do dia, a tendência é de diminuição da chuva ao longo da manhã e da tarde nestas regiões.

Alerta para chuva volumosa no Grande Rio

Para a região Serrana do Rio de Janeiro, Médio Paraíba, o Litoral Norte do Rio de Janeiro e o Norte/Noroeste Fluminense, a previsão é de uma quarta-feira com tempo bastante instável, com risco de chuva forte e volumosa .

Previsão para o Natal

Cariocas e fluminenses vão passar o Natal de 2020 com tempo muito instável.

No dia 24 e no dia 25 de dezembro, todo o estado do Rio vai continuar com bastante nebulosidade e condições para chuva de moderada a forte intensidade principalmente durante a tarde e à noite.

Em função do excesso de nebulosidade, da chuva e também de ventos frios de origem polar que chegam ao Rio de Janeiro, a previsão é de um Natal com temperaturas amenas. O ar pode ficar abafado em alguns momentos, mas não há expectativa de calor intenso.

Durante o fim de semana, 26 e 27 de dezembro, as áreas de instabilidade sobre o estado do Rio de Janeiro enfraquecem, mesmo assim a quantidade de nuvens ainda será muito grande por todo o estado. Permanece a previsão de chuva principalmente para os períodos da tarde e noite. A chuva ainda poderá ser moderada a forte em alguns momentos durante o fim de semana, mas já com presença de períodos com sol.